Ir para o conteúdo
Assistência Social

Wellington Dias discute parcerias com Comitê Paralímpico Brasileiro para promover inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência

Compartilhar
Compartilhar

Objetivo do encontro com o presidente do CPB, nesta segunda-feira (3.02), foi estabelecer meios para qualificação profissional e para ofertar a prática esportiva na rede do Sistema Único de Assistência Social

ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), José Antônio Ferreira, nesta segunda-feira (03.02), em Brasília. O encontro teve como objetivo discutir parcerias para fortalecer políticas públicas de inclusão social, esporte e qualificação profissional, com foco no atendimento às pessoas com deficiência.

Durante a reunião, o ministro Wellington Dias enfatizou a necessidade de unir esforços para garantir que a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), esteja qualificada para atender às demandas das pessoas com deficiência. “Vamos mapear a rede do MDS e identificar locais onde seja possível a prática esportiva, especialmente para atender às pessoas com deficiência”, afirmou.

A assistência social conta com cerca de 12 mil equipamentos, que incluem os CRAS, CREAS, Centros Pop, dentre outros, pelo país. Wellington Dias também ressaltou a possível integração da parceria com o Programa Acredita no Primeiro Passo. A ideia é oferecer qualificação profissional não apenas para a captação e formação de atletas, mas também para pessoas com deficiência e para quem cuida delas, visando inseri-las no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo.

“Vamos desenvolver o Acredita com um olhar especial para a pessoa com deficiência e também para a Política de Cuidados, especialmente para as mulheres que cuidam de outras pessoas”, prosseguiu o ministro.

O presidente do CPB, José Antônio Ferreira, reforçou o interesse da entidade na parceria com o MDS e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). “O CPB tem o maior interesse nessa parceria, onde a gente possa atingir um maior número de pessoas com deficiência no país, além de contribuir com a qualificação dos profissionais nos CRAS e CREAS. Além disso, oferecemos cerca de três mil cursos de qualificação, e isso será importante para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, o diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Antônio José Ferreira, e o secretário-geral do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, ex-presidente do CPB. 

Mizael Conrado celebrou as iniciativas como uma grande oportunidade para a inclusão. “É uma imensa alegria poder atuar conjuntamente com o ministro e sua equipe para levar cidadania e inclusão para as pessoas com deficiência do Brasil. O MDS vai tornar esse sonho possível”.

O representante do MDHC, Antônio José Ferreira, enfatizou o compromisso do Governo Federal em melhorar a vida das pessoas. “Ampliar esforços com todos os parceiros, ministérios e organizações da sociedade civil para transformar e melhorar a vida das pessoas é o mandato do presidente Lula”, disse.

O secretário André Quintão destacou os benefícios da parceria para o SUAS. “Essa colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro trará muitas oportunidades para reforçar a inclusão social, os serviços de convivência, o BPC na Escola e a qualificação profissional. É um bom avanço”, concluiu.

Durante a reunião, os membros do CPB convidaram o ministro Wellington Dias para conhecer as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul de São Paulo. A estrutura esportiva é a mais moderna da América Latina e uma das melhores do mundo e é um dos legados dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, tendo recebido recursos do Governo Federal para a sua construção. Saiba mais

Assessoria de Comunicação – MDS

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Assistência SocialSem categoria

Cisternas garantem acesso à água e convivência com o Semiárido em comunidade quilombola

Atualmente, tecnologias garantem segurança hídrica a mais de 1,3 milhão de famílias...

Assistência Social

Ação de acolhimento atende 50 pessoas em situação de rua no DF nesta semana

Trabalho se concentrou em pontos de Ceilândia na sexta-feira (24); durante as...

Assistência Social

Mulheres se unem para mudar a própria realidade e ajudar outras pessoas

A partir da troca de experiências e da união de forças, mulheres...