Ir para o conteúdo
Previdência Social

Veja as principais mudanças na aposentadoria em 2024

Compartilhar
Compartilhar

Novas regras impactam aposentadoria de pessoas com baixo tempo de contribuição e servidores públicos

Após a reforma da Previdência, as regras da aposentadoria estão em transição e mudam anualmente. Dessa forma, é preciso ficar atento para as pontuações, anos de contribuição e tempo no cargo.

Uma das mudanças que entra em vigor em 2024 alcança a aposentadoria por idade, destinada para trabalhadores de baixa renda e com pouca contribuição à Previdência Social.

Para os homens, é preciso ter 65 anos. As mulheres podem encerrar o trabalho aos 62 — pela regra antiga, elas tinham direito à aposentadoria aos 60. O tempo mínimo de contribuição, independentemente de gênero, é de 15 anos.

Veja outras mudanças para este ano:

Para quem tem longo tempo de contribuição à Previdência, a idade mínima é de 58 anos e meio, para as mulheres, e de 63 anos e meio, para os homens.

Também é possível se aposentar por esquema de pontuação. Para as mulheres, é preciso atingir 91 pontos, enquanto os homens necessitam de 101.

Os servidores públicos também estão dentro dessa regra, mas as mulheres devem ter, ao menos, 57 anos de idade e 30 anos de trabalho. Os homens devem ter 62 anos de idade e 35 de contribuição. Independentemente do gênero, é preciso de 20 anos de serviço público e cinco no cargo.

Funcionários públicos ainda podem considerar a regra do pedágio para se aposentar. Ela é válida para homens com mais de 60 anos de idade e 35 de contribuição e mulheres com 57 anos de idade e 30 de contribuição — ainda é requisito ter 20 anos de serviço público e cinco no cargo atual.

Para essas pessoas, é preciso cumprir o dobro do período que restaria para se aposentar pela regulamentação de 2019, antes da reforma.

* Com informações da Agência Brasil

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Previdência Social

Aposentados e pensionistas nascidos em maio e junho que não fizeram a prova de vida terão o benefício suspenso

Prazo para regularização, antes da suspensão, termina no próximo dia 13 de...

Previdência Social

Saiba como realizar a atualização cadastral ou inscrição no CadÚnico para quem recebe o BPC

Secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, destaca que não...

GovernoINSSPrevidência Social

Governo regulamenta “pente-fino” no BPC

Portaria conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e do INSS...