Unidade do IgesDF poderá ser a primeira do Centro-Oeste a obter o selo de qualidade nacional
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), deu um passo importante no processo de melhoria contínua no atendimento à saúde. Recentemente, a unidade recebeu a visita de auditores da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que realizaram inspeções presenciais na unidade e análises online de processos administrativos no PO 700, sede do instituto.
“Esse processo de auditoria representa um amadurecimento dos processos internos do IgesDF, uma melhoria contínua e uma busca permanente pela excelência no atendimento aos pacientes”, destacou o superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos, Clayton Sousa.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde | Foto: Divulgação/IgesDF
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. No Brasil, apenas 17 UPAs possuem a acreditação. Caso a certificação seja confirmada, a UPA de Ceilândia poderá se tornar a primeira unidade do Centro-Oeste a obter a acreditação ONA.
Atualmente, a UPA de Ceilândia busca pelo selo bronze, que atesta a implementação de processos seguros e estruturados. A recomendação já foi recebida, e a confirmação será divulgada em até 30 dias.
A obtenção do selo trará benefícios diretos para a população. “Com a certificação, garantimos maior qualidade no atendimento, processos mais seguros e uma gestão mais madura, sempre visando o bem-estar dos nossos pacientes”, reforçou o superintendente.
O trabalho preparatório começou no início de 2024, liderado pela Superintendência de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos (SUMEC), com a produção de documentos, políticas e manuais internos. A equipe da UPA de Ceilândia passou por treinamentos em todos os setores envolvidos na auditoria, consolidando práticas que servirão de modelo para as outras UPAs do IgesDF em 2025, conforme o planejamento estratégico do instituto.
O objetivo do IgesDF é expandir a acreditação para as demais UPAs, estabelecendo o compromisso da instituição com a melhoria contínua no atendimento e a segurança dos pacientes. A experiência pioneira em Ceilândia será o alicerce para esse avanço, reforçando o papel do IgesDF como referência em gestão de saúde no Brasil.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário