O trecho da canção Envelhecer, de Arnaldo Antunes, foi tema do Vestibular 60 da Universidade de Brasília (UnB), realizado ontem. A partir da frase “A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer”, os candidatos precisaram redijir um texto dissertativo-argumentativo acerca de assuntos como envelhecimento ativo e saudável. Um dos textos motivadores da prova foi uma matéria feita pelo Correio, na ocaisão da primeira edição do vestibular.
Na entrada do Pavilhão João Calmon (PJC), onde ocorreram as provas, a advogada Gabriela Eulálio, 31 anos, passava as últimas orientações para o pai, José Maria Eulálio, antes da avaliação começar. Explicava sobre uso dos conectivos e estrutura dos parágrafos. Aos 70 anos, o aposentado quer cursar gestão de agronegócio. “Como já fiz outro curso na área, creio que vou me identificar”, disse o candidato. “Ele está inseguro, mas tenho certeza que vai se sair bem”, garantiu a filha.
Quem também não perdeu a oportunidade de tentar ingressar no ensino superior foi Paulenir Constâncio, 66, que deseja cursar filosofia. O aposentado formou-se em comunicação social pela UnB há 40 anos e passou por veículos de notícias como o Correio Braziliense.
“Quando fiz o vestibular pela primeira vez, na juventude, havia a cobrança para conquistar um emprego e se estabelecer profissionalmente. Agora, meu maior objetivo é adquirir conhecimento, algo que ninguém pode nos tirar”, explicou.
O vendedor Alan Santana, 63, em contrapartida, pretende ingressar no mercado de tecnologia, caso consiga uma vaga em ciência da computação. “Estou prestando esse vestibular (60 ) pela segunda vez e tenho fé de que serei aprovado. Sempre gostei de informática, então, sabia que, no futuro, tentaria algum trabalho na área”, comentou.
As 214 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2025 estão distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Gama e Planaltina. Este ano, foram 982 inscritos. Os cursos mais concorridos são psicologia, nutrição e terapia ocupacional. O resultado final da seleção e a convocação para o registro acadêmico on-line estão previstos para 10 de janeiro de 2025.
Correria
O fechamento dos portões para terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), também ontem, foi marcado por correria e tensão. João Gabriel, 17, chegou ao local poucos segundos após o fechamento, que ocorreu às 12h30. Ele lamentou o atraso causado por uma confusão quanto ao local de prova. “Nos outros dois anos fiz no Instituto de Economia. Pensei que ia ser no mesmo local. Tentamos achar nos últimos cinco minutos, mas não chegamos a tempo” disse o jovem, que sonha em cursar medicina.
Com 11.643 inscrições, os candidatos concorrem a 4.233 vagas, sendo 2.113 para o primeiro semestre letivo de 2025 e 2.120 para o segundo. O PAS 3 é composto de 120 itens que abordam todas as áreas do conhecimento e as obras selecionadas pela matriz de referência da prova. O gabarito preliminar das provas de conhecimento será divulgado entre 3 e 5 de dezembro, e o resultado final, em 23 do mesmo mês.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário