A Universidade de Brasília (UnB) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à jogadora de futebol femininino Marta. Uma comissão de professores da Faculdade de Educação Física (FEF) propôs a outorga do título, que foi aprovada também pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Artes.
Nascida em uma família humilde em Alagoas, Marta superou desafios e preconceitos para se tornar um ícone mundial do futebol. Eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), suas conquistas a consolidaram como a maior artilheira da história das Copas e da seleção brasileira de futebol. Foram 17 gols na competição, superando jogadores de ambos os gêneros, e 116 gols pelo time nacional, ultrapassando a marca de 95 gols de Pelé.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Além disso, Marta também é conhecida por, fora dos campos, atuar em favor da igualdade de gênero e por melhores condições para o futebol feminino. Em 2018, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e, em 2019, foi nomeada uma das Defensoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. E este ano foi imortalizada pela FIFA com a criação do Prêmio Marta, que será entregue anualmente ao gol mais bonito do futebol feminino.
De acordo com a UnB, a “trajetória (de Marta) é um testemunho vivo do poder transformador do esporte e da educação, valores sempre promovidos pela Universidade de Brasília”. A reitora da instituição de ensino, Márcia Abrahão, comemorou a iniciativa. “Além de ser uma jogadora excepcional, Marta se destaca como uma inspiradora defensora dos direitos das mulheres e meninas, não apenas no esporte, mas em todas as esferas da sociedade”.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário