Ir para o conteúdo
UnB

UnB propõe título de Doutora Honoris Causa para a jogadora de futebol Marta

Compartilhar
Compartilhar

Universidade de Brasília (UnB) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à jogadora de futebol femininino Marta. Uma comissão de professores da Faculdade de Educação Física (FEF) propôs a outorga do título, que foi aprovada também pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Artes.

Nascida em uma família humilde em Alagoas, Marta superou desafios e preconceitos para se tornar um ícone mundial do futebol. Eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), suas conquistas a consolidaram como a maior artilheira da história das Copas e da seleção brasileira de futebol. Foram 17 gols na competição, superando jogadores de ambos os gêneros, e 116 gols pelo time nacional, ultrapassando a marca de 95 gols de Pelé.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Além disso, Marta também é conhecida por, fora dos campos, atuar em favor da igualdade de gênero e por melhores condições para o futebol feminino. Em 2018, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e, em 2019, foi nomeada uma das Defensoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. E este ano foi imortalizada pela FIFA com a criação do Prêmio Marta, que será entregue anualmente ao gol mais bonito do futebol feminino.

De acordo com a UnB, a “trajetória (de Marta) é um testemunho vivo do poder transformador do esporte e da educação, valores sempre promovidos pela Universidade de Brasília”. A reitora da instituição de ensino, Márcia Abrahão, comemorou a iniciativa. “Além de ser uma jogadora excepcional, Marta se destaca como uma inspiradora defensora dos direitos das mulheres e meninas, não apenas no esporte, mas em todas as esferas da sociedade”.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
UnB

UnB quer trocar lotes vazios por 11 prédios na Asa Norte. Entenda

A parceria entre a Universidade de Brasília e o Banco Nacional de Desenvolvimento...

UnB

Eleição para reitoria da UnB vai para segundo turno; pela primeira vez, apenas mulheres concorrem

A escolha da nova reitora da Universidade de Brasília (UnB) vai ser decidida em...

BrasíliaSaúdeSaúde PúblicaUnB

Após suspensão, UnB retoma aulas presenciais em turmas de alunos com suspeita de varíola dos macacos

Atividades ocorreram pela internet por um dia, na semana passada. Segundo comunicado...