Ir para o conteúdo
UnB

UnB completa 60 anos com 45 mil profissionais formados na última década

Compartilhar
Compartilhar

Números mostram crescimento da Universidade de Brasília, que foi inaugurada em 1962, com 413 estudantes. Entre 2011 e 2020, mais de 100 mil alunos ingressaram na instituição; veja dados.

A Universidade de Brasília (UnB) completa 60 anos nesta quinta-feira (21), data em que a capital, dois anos mais velha, também faz aniversário. Criada em 1961 por uma lei sancionada pelo então presidente João Goulart, a instituição foi inaugurada um ano depois, com a presença do antropólogo Darcy Ribeiro, primeiro reitor e um dos principais fundadores da instituição.

Décadas se passaram e os números são claros quanto ao crescimento da universidade: na inauguração, eram 413 alunos, enquanto nos últimos dez anos, mais de 100 mil estudantes passaram pelas salas de aula.

Apenas entre 2011 e 2020, a instituição de ensino formou 45 mil profissionais, segundo dados divulgados pela UnB. Já na pós-graduação, foram pouco mais de 20 mil especializações.

A variedade de áreas de formação também é bem maior. Em 1962, os estudantes podiam optar pelos cursos de direito, administração, arquitetura e urbanismo, letras brasileiras e economia. Hoje, são 147 graduações.

Perfil dos alunos

Na última década, as mulheres formaram maioria entre os estudantes. Elas representam 56% dos profissionais formados no período. Nos ingressos na pós-graduação, 52,1% são de alunas.

A Universidade de Brasília também foi pioneira quando o assunto é inclusão social. Em 2004, a instituição se tornou a primeira universidade federal brasileira a adotar uma seleção com vagas reservadas para candidatos negros.

O plano de metas para a integração social, étnica e racial da UnB previa que 20% das vagas do vestibular fossem destinadas às cotas raciais.

Segundo dados da universidade, as medidas surtiram efeito e mudaram o perfil dos alunos. No primeiro semestre de 2003, havia apenas 105 estudantes negros. Em 2013, o número subiu para 1.355, registrando um novo salto em 2019, quando a instituição tinha 3.727 alunos negros.

Entre os que se consideram pardos, também houve aumento: eram 563 em 2003 e passaram a ser 15.225 em 2019.

O projeto para inclusão avançou ainda mais em 2012, quando a UnB acatou a lei federal nº 12.711, que prevê reserva de 50% das vagas de graduação para estudantes de escolas públicas. Metade desses ingressantes deve ser de baixa renda.

Já em 2020, as cotas se ampliaram para a pós-graduação. A instituição passou a reservar 20% das vagas para negros e criou espaços adicionais para quilombolas e indígenas.

Pesquisa e extensão

Ao longo de 60 anos, a UnB se tornou referência em pesquisa. Atualmente, mais de 3,5 mil projetos estão em andamento na instituição. A universidade tem 600 grupos certificados pelo CNPq.

Entre 2011 e 2020, a instituição de ensino liderou o número de bolsas concedidas no Centro-Oeste pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):

  • 28% das 37.738 bolsas de mestrado e 40,5% das 23.754 bolsas de doutorado concedidas pela Capes;
  • 52,3% das 8.076 bolsas de mestrado e 74,8% das 4.884 bolsas de doutorado concedidas pelo CNPq.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, mais de 200 iniciativas de pesquisa, extensão e inovação foram lançadas para o combate ao vírus.

No ano passado, cerca de 4,8 mil estudantes e 1,2 mil professores participaram de projetos de extensão. A maioria foi realizada na área da educação, representando 34,1% do total. Em seguida, aparece a área de saúde, com 19,3%.

Em décadas de atuação, a UnB não ficou restrita aos espaços da capital e foi além. Quase 2 mil estudantes da Universidade de Brasília estiveram em outros países para intercâmbios em todos os continentes. Por outro lado, a instituição recebeu 949 alunos de mais diversos cantos do mundo.

Fonte : G1-DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
UnB

UnB quer trocar lotes vazios por 11 prédios na Asa Norte. Entenda

A parceria entre a Universidade de Brasília e o Banco Nacional de Desenvolvimento...

UnB

UnB propõe título de Doutora Honoris Causa para a jogadora de futebol Marta

A Universidade de Brasília (UnB) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à jogadora...

UnB

Eleição para reitoria da UnB vai para segundo turno; pela primeira vez, apenas mulheres concorrem

A escolha da nova reitora da Universidade de Brasília (UnB) vai ser decidida em...