Ir para o conteúdo
Política

Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF

Compartilhar
Compartilhar

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta,  Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi um dos presentes participou da sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para celebrar os 30 anos da eleição do 1º governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal.

Berger, que cirurgião-dentista e já trabalhou nas gestões Lula e Dilma Rousseff e também no governo do Distrito Federal, disse à nossa reportagem que comemorar os 30 anos de primeiro governo do PT no DF é lembrar de um governo que ficou para história da capital de República.

“Isso é um registro histórico. Hoje nós voltamos ao governo do presidente Lula, o governo Lula 3 eu participei dos dois primeiros, participei depois do governo da presidente Dilma e depois tive um rápido retorno também no governo do DF. Agora estou saúde ajudando no Ministério da Saúde”, contextualiza.

Sobre sua atuação neste novo governo do presidente Lula, Berger diz que a primeira ação tomada dentro do Ministério da Saúde foi a de arrumar a casa, ou seja, voltar com as políticas públicas destinadas à saúde pública.

“Pegamos uma situação muito terrível dentro da Saúde. Tudo desestruturado, os principais programas do Ministério, o que valia era o negacionismo e o autoritarismo. Nós colocamos ciência, colocamos democracia, reconstruímos os principais programas como Cuida Mais Brasil e voltamos ao processo de vacinação. O presidente Lula dando exemplo desse processo todo, colocamos outros programas como o Farmácia Popular e agora estendendo para os beneficiados do Bolsa Família e também para as comunidades indígenas”, explica.

Ao comentar sobre os futuros da política no país e, em especial, no DF, Berger, diz que o momento é de fazer um “esforço coletivo” para reeleger Lula em 2026 para que o país consiga solidificar suas políticas públicas para o próximo período. Ele também disse que essa união entre partidos de diferentes matrizes ideológicas precisa existir nas eleições no DF.

“Precisamos fazer um esforço coletivo suprapartidário para poder trazer o Distrito Federal de novo para um processo democrático. Nós já conseguimos colocar em funcionamento mais cidadania, mais educação, mais saúde, mais escolas, mais hospitais, enfim, nós precisamos resgatar isso em Brasília e no Brasil. O exemplo está sendo dado pelo governo do presidente Lula e nós lá na saúde damos prioridade total à essa pauta do Lula”, argumenta.

Confira abaixo a íntegra da entrevista com o Berger.  

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Política

Gleisi diz a petistas que cuidará do partido de dentro do governo

Futura ministra da articulação política e agora ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann...

Política

Caiado diz que formará chapa com Gusttavo Lima para a Presidência em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (5)...

Política

PT se reúne na sexta para definir presidente interino com saída de Gleisi

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) vai definir na próxima...