Ir para o conteúdo
CeilândiaDFGDFRA de Ceilândia

Shopping Popular de Ceilândia é reformado

Compartilhar
Compartilhar

Cerca de 45 integrantes do programa RenovaDF, promovido pela Secretaria do Trabalho, fazem no local pinturas de janelas e corrimãos, marcações de acessibilidade e conserto de alambrados

Os reparos no Shopping Popular de Ceilândia atingiram 50% de execução nesta semana. Cerca de 45 integrantes do programa RenovaDF realizam a pintura dos equipamentos do espaço de segunda a sexta-feira, em dois turnos. A ação começou em 23 de maio e deve chegar ao fim no começo de julho.

O vice-diretor do conglomerado comercial, Francisco Rodrigues Martins, alega que a reforma era uma demanda antiga e muito solicitada pelos feirantes. O Shopping Popular de Ceilândia reúne 700 bancas, que vendem desde alimentos e bebidas a roupas, calçados e eletrônicos, importados e nacionais, além de uma unidade do Na Hora.

Para que a pintura dos equipamentos fique exemplar, alunos do RenovaDF seguem passo a passo ensinado previamente em sala de aula | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

“Somos um ponto importante para a cidade. São centenas de comerciantes, que vivem do que vendem. Então, o nosso espaço precisa estar em boas condições: as pinturas e reformas. O resultado está ficando muito legal e há uma diferença visível entre a situação antiga e a atual”, salienta Martins, que tem uma banca de conserto de celulares no local desde 2014.

Para que a pintura dos equipamentos fique exemplar, os alunos seguem um passo a passo ensinado previamente em sala de aula. Primeiro, é preciso limpar o local alvo da pintura e lixar cada espacinho. Em seguida, deve-se aplicar o zarpão, um produto sintético anticorrosivo semelhante a uma tinta preta, para que, enfim, seja realizada a pintura.

As grades frontais, próximas à entrada, e as da lateral esquerda já estão concluídas, com duas ou mais demãos de tinta azul.  Também já foram terminada a pintura dos corrimãos e será iniciada, em breve, a pintura relacionada a acessibilidade, no chão. Segundo a Secretaria de Trabalho (Setrab), o trabalho está 50% concluído. Está em andamento a pintura dos alambrados da saída do local e o trabalho nas grades do lado direito ainda não foi iniciado.

Portas abertas

O RenovaDF é um programa de incentivo à capacitação profissional, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Setrab. São cursos práticos de qualificação profissional nas áreas de jardinagem e construção civil, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

“As capacitações do Senai estão alinhadas às necessidades do mercado de trabalho, que exige profissionais com habilidades práticas. As aulas do RenovaDF são realizadas em campo, o que permite ao aluno aplicar o conhecimento teórico em equipamentos públicos. É um ganho para a comunidade e para o estudante, que, com o certificado, pode conseguir um emprego ou melhorar a renda”, explica o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

A subsecretária de Qualificação Profissional da Setrab, Lucimar Pinheiro, acrescenta que a iniciativa agrega em diversos setores: “Conseguimos promover o ensino profissional para pessoas que deveriam estar no mercado de trabalho, mas não encontram emprego por diversos motivos, mas principalmente por não terem o conhecimento necessário. Então, unimos essa necessidade à procura alta de mão de obra do setor da construção civil, que é uma das áreas que mais contrata em Brasília, além de que beneficia a população com a recuperação da cidade”.

Com brilho nos olhos e um sorriso largo, a dona de casa Elisângela Carvalho, 48 anos, fala com orgulho da experiência que adquiriu no programa. Mãe de um menino de 8 anos e desempregada há quase uma década, ela encontrou no RenovaDF uma oportunidade para mudar de vida e conquistar sonhos antigos. Após um trimestre de estudo teórico e de colocar a mão na massa, entende sobre pintura, jardinagem e alvenaria.

“A minha vontade é me especializar mais ainda. Vim pelo dinheiro, estava precisando muito. Mas aos poucos fui gostando, vendo que é uma oportunidade muito boa. Hoje sei fazer um monte de coisas, pintar, cortar, lixar. Antes não sabia nem o que fazer com um pincel”, brinca a moradora do condomínio Pinheiros, no Sol Nascente.

Para o baiano Eliomar Alves Nunes, 50 anos, que assistiu de camarote o surgimento e a consolidação do espaço comercial, a reforma é merecedora de elogios. “Com o passar do tempo, as pinturas foram deterioradas, porque o movimento é bem alto. Agora, está ficando com cara de nova de novo, bem bonita mesmo”, diz ele, que gerencia uma banca onde vende roupas, bonés e relógios.

Os alunos do RenovaDF estudam quatro horas por dia. No primeiro trimestre o ensino é teórico e no segundo é prático. Durante o período, cada participante recebe uma bolsa-mensal, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100), vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais. Em cinco ciclos do programa, 4.300 pessoas foram qualificadas e receberam um certificado de conclusão.

Fonte: Agência Brasília

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

DF

Arquitetos do DF avaliam doação do acervo do Lucio Costa para Portugal

A família deLucio Costa, um dos responsáveis pela construção de Brasília, doou o...