Ir para o conteúdo
curso gratuitoDistrito Federal

Senai abre 3,6 mil vagas em cursos gratuitos para 2023 no DF

Compartilhar
Compartilhar

Há vagas para qualificação profissional e cursos técnicos. Inscrições vão até 5 de março.

Instrutor e alunos do Senai em aula prática — Foto: Senai/ Divulgação

Instrutor e alunos do Senai em aula prática — Foto: Senai/ Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizam Industrial (Senai) do Distrito Federal abriu 3.680 vagas para cursos gratuitos para o primeiro trimestre de 2023. As inscrições vão até 5 de março.

As formações são realizadas por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental. Das vagas, 3.490 são em cursos de qualificação profissional e 190 em cursos técnicos.

Há oferta de cursos nas áreas de:

  • Alimentos e bebidas
  • Automotiva
  • Construção civil
  • Eletroeletrônica
  • Energia
  • Gestão
  • Madeira e Mobiliário
  • Meio Ambiente
  • Metalmecânica
  • Mídias Digitais
  • Refrigeração
  • Segurança do trabalho
  • Tecnologia da informação
  • Vestuário

As oportunidades são para as escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga, e na unidade Senai Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Os cursos são a distância (EAD), presencial e semipresencial — sendo 80% da carga horária EAD e 20% de forma presencial.

Os cursos de qualificação são de curta duração, com cargas de 160 500 horas-aula. O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele a recolocação profissional. Ao concluir a capacitação, o participante recebe um certificado.

Já os cursos técnicos têm 1,2 mil horas-aula (duração de um ano a um ano e meio) e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria.

Na conclusão, o estudante recebe um diploma. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e estão disponíveis no edital de abertura das vagas.

Como fazer a inscrição online

Para se inscrever, é preciso acessar o site do Senai, escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar cópia frente e verso do RG. Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

É possível se inscrever para mais de um curso, desde que eles sejam em turnos diferentes. Caso haja quantidade maior de candidatos interessados do que o número de vagas disponíveis, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera.

Matrículas presenciais

As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos para confirmação da matrícula, de forma presencial, quando a turma atingir a quantidade de alunos necessários.

O prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.

Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou de responsável legal. O não comparecimento no prazo estipulado acarretará a perda da vaga.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Fonte:G1

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
curso gratuito

Inscrições abertas para crianças que desejam fazer curso gratuito de ballet clássico

Projeto, que tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também...

Distrito Federal

Medalha Cruz de Sangue homenageia bravura e sacrifício dos policiais militares 

Reconhecimento, que será outorgado em solenidades oficiais, contempla três categorias Na edição...

Distrito Federal

Entorno também sofrerá consequências do corte no Fundo Constitucional

Pesquisa afirma que 36% dessa população realiza deslocamentos pendulares para o DF,...