Projeto de Lei

Senado aprova projeto para enfrentamento do câncer no SUS

Compartilhar
Compartilhar

Projeto de Lei, aprovado nesta quarta-feira (24/11), deve melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ao acelerar e melhorar o acesso a tratamentos oncológicos no SUS

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22/11), o Projeto de Lei nº 2.952/2022, que estabelece a criação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). Essa legislação surge para aprimorar o cuidado oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS), atacando problemas críticos como a escassez de financiamento e os processos que dificultam o acesso aos tratamentos.

Aprovado após um processo colaborativo que contou com a contribuição de organizações sociais, o projeto visa agilizar e melhorar o acesso a tratamentos oncológicos no SUS, alinhando-se com os objetivos de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir a mortalidade e garantir acesso ao cuidado integral.

Entre as propostas incorporadas no PL, destacam-se iniciativas como tornar os processos de incorporação mais transparentes, assegurar um financiamento efetivo para o cuidado oncológico e cobrir os custos de tratamentos. Além de facilitar o acesso, a PNPCC introduz o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, oferecendo um acompanhamento individualizado para cada paciente no diagnóstico e tratamento.

A coordenadora de Advocacy do Instituto Oncoguia, Helena Esteves, destaca que a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer foi construída com o objetivo de promover uma melhora no acesso à tratamentos, consultas e exames, assim como reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida de pacientes que dependem do SUS.

“A aprovação dessa Lei é de grande importância para dar prioridade no enfrentamento ao câncer no país. Atualmente, não existe lei que defina como deve ser a prevenção e o combate ao câncer”, observa Helena. “Hoje, muitos pacientes não conseguem acesso à remédios pela defasagem nos valores repassados para hospitais e centros oncológicos para custear esses tratamentos”, completa.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Projeto de Lei

Projeto prevê “folga” para servidores do GDF no dia do aniversário

Texto, que prevê abono de ponto no dia do aniversário do servidor,...

CLDFProjeto de Lei

Projeto de lei amplia direitos para mães com perda gestacional

Proposta prevê espaço reservado em unidades de saúde, apoio psicológico e novas...

CLDFProjeto de Lei

Distrital apresenta projeto para barrar apologia ao crime

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) protocolou um projeto de lei...