Ir para o conteúdo
Ressocialização

Seminário discute remição de pena por leitura no DF

Compartilhar
Compartilhar

Evento promovido pela Defensoria Pública será realizado, nesta terça (19), no Sindicato dos Professores do DF, no SIG

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove, nesta terça-feira (19), seminário com a temática “Remição de pena no DF: perspectivas e desafios para ampliar a ressocialização pela leitura como política pública afirmativa de formação de leitores no cárcere”. O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Auditório Paulo Freire, no Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 06, Lote 2260. O intuito é ampliar a discussão sobre a remição de pena por leitura no Distrito Federal.

Arte: Ascom DPDF

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a ressocialização pela leitura é uma estratégia poderosa e humanitária para promover a transformação e a reintegração de indivíduos que estão cumprindo penas no sistema prisional. “Trata-se de uma política pública afirmativa que reconhece o poder da educação e do acesso à leitura na reconstrução da vida dos internos. Além de diminuir a pena, é uma forma de a pessoa privada de liberdade se ocupar de maneira frutífera”, definiu.

O defensor público com atuação no Núcleo de Execuções Penais da DPDF (NEP/DPDF) Felipe Zucchini explica que a remição pela leitura como política pública afirmativa no cárcere tem o potencial de transformar vidas e comunidades. “Investir em educação, promover o acesso à leitura e valorizar a cultura como parte do processo de ressocialização pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e segura”, defendeu.

“Investir em educação, promover o acesso à leitura e valorizar a cultura como parte do processo de ressocialização pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e segura”Felipe Zucchini, defensor público com atuação no NEP/DPDF

Remição de pena pela leitura

Em outubro do ano passado, mais um avanço para a reintegração e a ressocialização dos internos do sistema penitenciário do Distrito Federal foi alcançado com a publicação, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), da Portaria Conjunta nº 11, que estabelece a implementação da política de remição de pena pela leitura para pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos penais.

A portaria institui os termos da cooperação mútua entre Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Para reduzir quatro dias de pena, é necessária a leitura de uma obra literária, científica ou filosófica, e a elaboração de uma produção textual para verificar esta leitura. O limite para cada custodiado é de 12 obras por ano, o que dá, no máximo, 48 dias de remição a cada ano.

Os participantes recebem os livros em suas celas junto com um manual que contém orientações básicas sobre o atendimento educacional e toda a dinâmica dessa forma de remição. Os custodiados têm o prazo de até 30 dias para concluir a leitura. Após esse período, são aplicados relatórios para comprovar a leitura da obra e, posteriormente, o resultado dessa verificação de leitura é encaminhado para apreciação e homologação da remição de pena pela juíza da Vara de Execuções Penais (VEP).

A política de remição de pena pela leitura tem como meta alcançar anualmente até 10% das pessoas privadas de liberdade dos estabelecimentos penais do sistema penitenciário e das unidades de recolhimento do Distrito Federal. Além disso, visa também ampliar o rol de títulos e o quantitativo de livros disponíveis para leitura nesses estabelecimentos e unidades.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GovernoRessocialização

Estamos trabalhando para garantir que o que aconteceu no Rio Grande não se repita.

Estamos trabalhando para garantir que o que aconteceu no Rio Grande não...

Assistência SocialProjeto socialRessocializaçãoVulnerabilidade Social

Escritório Social oferece acolhimento e cidadania a egressos do sistema prisional

‌Suporte é oferecido gratuitamente a pessoas que saíram ou estão prestes a...

RessocializaçãoSociedade

Jovens negros são 90% dos internos nas instituições socioeducativas do DF

Dados de pesquisa, revelam desigualdade social como motivo para que adolescentes acabem...