Ir para o conteúdo
Saúde Pública

Secretaria de Saúde do DF confirma dois casos de febre maculosa

Compartilhar
Compartilhar

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, na quarta-feira (2/10), dois casos de febre maculosa em residentes da capital federal. Segundo a pasta, os pacientes foram infectados no Distrito Federal. Os casos ocorreram em um homem entre 15 e 20 anos e em uma mulher de 40 a 49 anos, ambos já recuperados.

Em 2024, foram notificados 59 casos suspeitos da doença. Destes, 40 foram descartados, 17 permanecem em investigação e 2 foram confirmados, conforme descrito anteriormente. A SES-DF informou o Ministério da Saúde sobre as ocorrências.

Febre maculosa

febre maculosa é uma doença transmitida pela picada do carrapato-estrela, também conhecido como micuim, quando este está infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Especialistas apontam que a forma mais eficaz de prevenção é evitar o contato com carrapatos, já que a doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

Os carrapatos que transmitem a febre maculosa geralmente parasitam mamíferos como cães, bois, cavalos e capivaras, que podem ser infectados pela Rickettsia. Esses animais mantêm níveis da bactéria em sua corrente sanguínea, infectando carrapatos que se alimentam deles. Uma única fêmea de carrapato infectada pode gerar até 16 mil larvas, todas capazes de transmitir a bactéria.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os principais sintomas da febre maculosa incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e musculares constantes, além de inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e plantas dos pés. Em casos graves, podem ocorrer gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia progressiva, que começa nas pernas e pode avançar até os pulmões, levando à parada respiratória.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Saúde Pública

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo...

Saúde Pública

DF vai ganhar Centro de Referência de Doenças Raras

A construção de um Centro de Referência de Doenças Raras será iniciada...

Saúde Pública

Defesa Civil interdita parte do centro obstétrico do HMIB por conta de rachaduras no prédio;

A Defesa Civil interditou, neste domingo (23), parte do centro obstétrico do...