Ir para o conteúdo
Serviço Público

Seca: entenda por que Brazlândia foi a única cidade a ter água cortada

Compartilhar
Compartilhar

Durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira (12/9), Brazlândia teve o fornecimento de água interrompido em algumas quadras. A medida adotada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi motivada pela seca, que diminuiu o nível da água no Barrocão, manancial responsável pela região.

Brazlândia é uma das poucas regiões do DF que não são abastecidas pelos reservatórios principais — o de Santa Maria e o do Descoberto. Essa característica tende a reduzir a disponibilidade hídrica nos meses secos na região. Este ano, com a seca que já dura 142 dias e, segundo a Caesb, diante do aumento do consumo de água em Brazlândia, houve redução significativa da quantidade de água que chega à captação do Barrocão.

O fornecimento de água foi interrompido nas Vila São José: quadra 33; Expansão da Vila São José: quadras 45, 46, 47 e 48, 55, 56, 57 e 58 e Unidade de Internação de Brazlândia — UIBRA. A previsão era que a situação normalizasse às 14h, porém, até a última atualização desta reportagem, a Caesb não confirmou se a água voltou a essas localidades.

Outras RAs abastecidas por mananciais

Sobradinho, Planaltina, Brazlândia e a região do Jardim Botânico e São Sebastião são abastecidas por mananciais.

O Sistema Sobradinho-Planaltina recebe água de captações superficiais, como Pipiripau, Fumal, Brejinho, Mestre D’Armas, Corguinho, Paranoazinho e Contagem, e subterrâneas, que são poços tubulares profundos de Sobradinho, Arapoanga e Pólo de Cinema.

O sistema Brazlândia possui duas captações, Barrocão e Capão da Onça, que não são interligadas com os demais sistemas do DF. Já o Sistema São Sebastião-Jardim Botânico recebe água do Sistema Torto-Santa Maria, da captação do córrego Cabeça de Veado e também dos poços de São Sebastião.

Conscientização

A Caesb pede que os moradores tomem medidas para reduzir o consumo de água.

“É fundamental que todos os cidadãos e setores produtivos pratiquem o uso consciente e responsável da água, priorizando as necessidades essenciais e evitando qualquer forma de desperdício. A recomendação é que a água não seja desperdiçada em atividades domésticas corriqueiras, como lavar carros ou calçadas, regar jardins, encher piscinas ou banhos demorados”, informou.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Serviço Público

DF terá mais 4 Casas da Mulher Brasileira até abril, diz secretário

O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, disse que a...

Serviço Público

Atendimento odontológico gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade; veja como acessar serviço no DF

Mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica podem receber atendimento...

Serviço Público

Disponibilizado agendamento para serviço de biometria no Detran

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) disponibilizou mais uma comodidade...