O deputado distrital Ricardo Vale (PT) protocolou na Casa a sugestão de indicação que solicita do Executivo a desafetação do lote 10 do Setor de Divulgação Cultural, localizado no Eixo Monumental, para que seja erguido no local o Museu do Rock Nacional. Segundo a indicação, o processo de transferência se daria por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria de Cultura – que passaria ser a detentora da área.
“A desafetação do lote Lote 10, localizado no Setor de Divulgação Cultural, é uma medida necessária para viabilizar a construção do Museu do Rock Nacional em Brasília. Atualmente o lote em questão é destinado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, mas deve ser transferido para a Secretaria de Cultura para as providências necessárias de projeto e construção do Museu”, diz a indicação.

De acordo com o distrital, tal mudança se faz necessária uma vez que o gênero musical já é parte do patrimônio do Distrito Federal por meio de sua autoria que reconhece oficialmente o Rock Brasiliense como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.
“A ascendência de Brasília como referência no cenário do rock nacional remonta à década de 1980, quando a cidade viu o surgimento de bandas como Aborto Elétrico, Plebe Rude, Legião Urbana e Capital Inicial, dentre tantas outras. Essas bandas marcaram época e deixaram um legado significativo na história da música brasileira”, justifica Vale.
Outra lei de autoria do deputado também vai nesse sentido de reconhecer o rock como um produto tipicamente brasiliense. É o caso da lei 7.386/2024, que estabelece o 27 de março como Dia do Rock Brasiliense.
A construção do museu, diz o distrital, visa, entre outras coisas, atrair os amantes do rock em busca de uma experiência autêntica, mas não é só, já que o museu também será um ponto de interesse para turistas, estudantes e pesquisadores interessados em conhecer a rica trajetória do rock nacional.
“É com base nesse importante legado cultural que Brasília ostenta, que surge a ideia da construção do Museu do Rock Nacional em Brasília, destinado a preservar a história e a memória desse gênero musical tão influente em nosso país”, justifica Vale.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Isso é apenas um teste
- Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
- Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
- STF: Primeira Turma tem maioria para tornar deputados réus por venda de emendas
- Lula indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
Deixe um comentário