Ir para o conteúdo
ANO NOVO

Réveillon Espiritual do Templo da Boa Vontade completa 35 anos

Compartilhar
Compartilhar

O Réveillon Espiritual do Templo da Boa Vontade completa 35 anos. Evento é aberto ao público

A caminhada da Espiral é um momento de reflexão espiritual – (crédito: Fotos: Ed Alves/CB/D.A Press )

A virada do ano representa, para muitos o encerramento de ciclos, o planejamento dos próximos meses e a renovação da esperança. E, na contramão de grandes festas celebradas nessa data, há quem prefira se recolher, em busca de harmonia, equilíbrio e conexão com o divino. Para quem quer esse encontro consigo mesmo e, ao mesmo tempo, com o sagrado, o Templo da Boa Vontade (TBV) — no Plano Piloto, na 915 Sul — organiza há 35 anos o Réveillon Espiritual.

A comemoração, que ocorre desde a inauguração do santuário, em 1989, começa às 22h desta quarta-feira (31/12), na Pirâmide da Paz. A programação inclui orações, músicas ao vivo, palavras de bem-estar e harmonia e a contagem progressiva para o ano-novo. Minutos antes da chegada de 2025, será realizada a tradicional caminhada pela Espiral, ação que simboliza a busca por um ponto de equilíbrio, acompanhada da mensagem fraterna e ecumênica do fundador do TBV, José de Paiva Netto.

PUBLICIDADE

Lina Santos, 50 anos, faz parte dessa celebração desde 2018. “Participar do Réveillon Espiritual sempre me traz tranquilidade para refletir e agradecer. Vemos pessoas de todos os lugares e religiões, mas todas com o mesmo objetivo: buscar um espaço de harmonia. Quando posso, trago meus familiares. Este ano, estarei acompanhada do meu filho adolescente”, conta.

Lina ressalta a importância, para ela, dessa transição entre anos: “Chegamos à meia-noite com a compreensão de que a nova fase nos trará desafios, mas também vitórias. Sentimo-nos esperançosos e fortalecidos; mentalizamos as pessoas que amamos e as graças que desejamos receber”.

Para ela, o Templo da Boa Vontade é a “representação física de algo que já sabia existir: o respeito entre as pessoas, em todos os sentidos, e a prática do amor fraterno”. O espaço, que frequenta há cerca de vinte anos, foi onde realizou seu casamento. Lá, ela também se dedica a atividades voluntárias. Nesta noite de ano-novo, por exemplo, ela, que trabalha como secretária, vai soltar a voz em uma apresentação do grupo musical do TBV.

 Reveillon Espiritual no Templo da Boa Vontade. Na Foto Lina Santos.
Lina: “Participar do Réveillon Espiritual sempre me traz tranquilidade”(foto: Ed Alves/CB/D.A Press )

“Encontro com Deus”

Inaugurado em 21 de outubro de 1989, pelo jornalista, escritor, compositor e presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto, o templo da instituição é considerado o monumento mais visitado da capital, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal. O espaço também é uma das chamadas Sete Maravilhas de Brasília, junto à Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK.

Com ambientes para meditação, compostos por pinturas, esculturas e plantas, para reforçar a Espiritualidade Ecumênica, o local mantém as portas abertas a pessoas de todos os credos e orientações espirituais e filosóficas, inclusive, para quem não segue alguma fé. A Nave, primeiro ambiente que os visitantes conhecem ao entrar o espaço, tem o piso em granito e com um desenho em espiral, representando a jornada do ser humano em busca de equilíbrio.

Maria Helena da Silva, ministra pregadora do TBV, explica que Réveillon Espiritual significa um “encontro com Deus”. “As pessoas que procuram essa celebração desejam tranquilidade e agradecem pelo que conquistaram em 2024. A partir dali, apresentam seus planos para 2025 — o que querem fazer e quais serão as mudanças”, comenta.

A ministra recomenda que, quem for à celebração, chegue um pouco antes das 22h. Na Nave, todos recebem uma rosa branca, que simboliza paz. Após as músicas, orações e mensagens, será feita a última caminhada pela Espiral. Chegando ao centro do espaço, todos darão as mãos e farão suas preces, abraçando-se à meia-noite.

Grande público

Em 2023, o Réveillon Espiritual recebeu o maior público, para os minutos que antecederam a meia-noite, desde 1989, cerca de 450 pessoas. Neste ano, são esperados 500 visitantes, mas durante todo o dia, 3 mil pessoas, em média, devem passar pelo espaço. “Com o maior controle da pandemia, no ano passado, percebemos que muita gente sentiu a necessidade de vir aqui (no Templo) sarar o coração das perdas que sofreu. Estar vivo nos obrigada a caminhar todos os dias, graças a Deus”, diz Maria Helena.

A maior parte desses frequentadores é composta de famílias. “No ano passado, veio uma família de Goiânia com 18 pessoas e eles garantiram que voltariam neste ano. Há também um grupo de Manaus (AM) que vem a Brasília só para celebrar a virada aqui”, revela a ministra.

“A capital tem pessoas de vários segmentos religiosos. Como nem todos (os demais templos) estarão abertos à meia-noite, esses grupos vêm, para cá, celebrar a virada do ano. Aqui, ninguém é julgado”, acrescenta.

A entrada para o Réveillon Espiritual é franca. Para quem se interessar, após a celebração será oferecida uma ceia especial de ano-novo, refeição, porém, para há a venda de ingressos.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
ANO NOVO

Como foi a festa da do ano-novo na Esplanada dos Ministérios

Confira o que alguns brasilienses fizeram para receber 2025. Muitos viram, na...

ANO NOVO

Lula manda mensagem de Ano Novo no ‘X’: ‘Faremos ainda mais’

“2024 foi um ano generoso” escreveu Lula. “Cada encontro reafirmou a importância...

ANO NOVO

Festa na Esplanada começa agitada; programação vai até a madrugada

As atrações iniciaram às 18h e vão até às 3h, ainda dá...