Ir para o conteúdo
CLDFProjeto socialTransito

Projeto obrigará a instalação de faixas de pedestres elevadas próximo a hospitais e escolas

Compartilhar
Compartilhar

Proposição tem por objetivo evitar que pedestres, em momento de desatenção, não sejam visto por motoristas

Símbolo da civilidade do trânsito no Distrito Federal, a faixa de pedestre voltará ao debate em uma lei na Câmara legislativa, após 27 anos da legislação que tornou obrigatória a parada de motoristas quando os usuários se aproximarem ou derem o popular sinal de vida diante dela. Com o objetivo de dar mais segurança à população, o Projeto de Lei 963/2024, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT), pretende tornar obrigatória a instalação de faixas elevadas próximas às unidades de saúde e de educação.

“A faixa de pedestre é, sem dúvida, uma ferramenta de trânsito que possibilita o convívio harmonioso entre o ser humano e a máquina, apesar de ainda haver muitos atropelamentos nesses locais. (…) Ao obrigar a implantação de faixa elevada para travessia de pedestre nas vias públicas, em frente a hospitais e escolas, creio estarmos dando mais um passo em direção à cidadania e ao respeito à dignidade da pessoa humana”, afirma Vale, na justificativa do projeto.

A proposta segue uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a implantação desse modelo de faixa de pedestre, mas não obriga as unidades da Federação de realiza-las. De acordo com o vice-presidente da Câmara Legislativa, “trata-se de melhoria nas condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação e travessia dos pedestres nas vias públicas, que também propicia aos condutores maior visibilidade dos pedestres em travessia, especialmente em frente a unidades de atendimento a saúde e unidades de ensino, onde muitas vezes o pedestre, por estar concentrado em suas preocupações momentâneas, acaba por se descuidar do trânsito”.

Vantagens

Segundo o PL, a faixa de pedestre elevada garante mais segurança ao usuário, uma vez que ela obriga o motorista — como ocorre com quebra-molas ou lombadas, como são chamadas — a reduzir a velocidade., ao mesmo tempo que eleva o pedestre acima do nível da faixa de rolamento.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


 

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
CLDF

Atenção neonatal em hospitais públicos preocupa distritais

Denúncias de superlotação e condições precárias nos leitos neonatais da rede pública...

CLDF

Em reunião pública, distritais tecem críticas à gestão da saúde do DF

Em reunião que debateu os desafios e soluções para o futuro da...

CLDF

Atletas de voleibol do DF serão homenageados nesta segunda-feira (24)

Em solenidade que acontece no auditório da CLDF nesta segunda-feira (24) às...