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Procon suspende serviços de 12 empresas de telemarketing do DF por ligações abusivas

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Medida cautelar tem duração indeterminada; empresas que descumprirem decisão podem pagar multa diária de R$ 1 mil. Segundo órgão, telemarketing ativo feito pelas companhias é ilegal.

Telemarketing, computador, fone de ouvido, ligação (imagem ilustrativa) — Foto: Petr Macháček / Unsplash

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) suspendeu, por tempo indeterminado, o serviço de telemarketing ativo de 12 empresas da capital, pela prática de ligações abusivas aos consumidores. Ou seja, elas não podem oferecer ligar para oferecer serviços a clientes que não tenham demonstrado interesse.

A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (19), e segue determinação do Ministério da Justiça que, na segunda (18), suspendeu atividades de cerca de 180 empresas do setor por todo o Brasil. A maioria é ligada a bancos e instituições financeiras.

Segundo o Procon, em caso de descumprimento, as empresas podem pagar multa diária de R$ 1 mil. As empresas têm dez dias, contados a partir desta terça (19), para recorrer da decisão.

Segue permitido, porém, o funcionamento de outros modelos de telemarketing dessas companhias, como telemarketing receptivo/passivo e aqueles feitos em casos de cobranças ou doações.

A publicação no DODF afirma que o Procon aplica a suspensão devido à “demonstração de conduta lesiva aos consumidores” por parte das empresas, e diante da “necessidade imperiosa da implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores”.

Para o órgão, o telemarketing ativo dessas empresas é “abusivo” e “ilegal”, por ser baseado na prática de estabelecer contato com o consumidor para oferecer produtos ou serviços sem consentimento deles. O cliente só pode ser abordado por telefone se já tiver manifestado interesse em adquirir serviços.

Confira abaixo as empresas afetadas pela sanção imposta pelo Procon-DF:

  1. Vector Serviços De Atendimento Telefônico Ltda
  2. Tellus Informática e Telecomunicações Ltda
  3. Core Servicos de Call Center e Recuperação de Créditos Eireli
  4. Almaviva do Brasil Telemarketing e Informatica S/A
  5. Bs – Caixa Call Center
  6. Recall Telemarketing Para Empresas
  7. Call Contact Center
  8. Telco do Brasil Call Center
  9. Audac Servicos Especializados de Cobranças e Atendimento Ltda
  10. Streamtel Serviços de Telemarketing Ltda
  11. Explore Call Center Ltda
  12. Cerrado Call Center

Decisão nacional

Na segunda, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que a pasta “por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e dos 27 Procons do país, fará uma grande operação contra uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo”.

Procurada pelo g1, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa o setor, afirmou que “foi surpreendida com a publicação” da medida cautelar. Segundo a entidade, a medida “põe em risco o emprego de mais de 1 milhão de trabalhadores e irá resultar em preços maiores aos consumidores, pois restringe gravemente a competição entre empresas pelo canal telefônico”.

A ABT afirma ainda que vai buscar novo diálogo com o ministério para promover o adequado encaminhamento dessa política pública, sem prejuízo dos trabalhadores e dos consumidores.

“A Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que representa o setor de contact center, apoia estas iniciativas e promove a autorregulação da atividade de telemarketing através do Probare, que prevê padrões rígidos de conduta e boas práticas, como a previsão que veda de novo contato para quem solicitar que não deseja receber novas ofertas. A versão atual do Probare do final de 2019 foi inclusive revisada pela Secretaria de Consumidor do Ministério da Justiça”, diz a entidade em nota.

Fonte: g1 DF

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