Ir para o conteúdo
Doação

PMs fazem mutirão para doar sangue no Hemocentro; estoques estão baixos

Compartilhar
Compartilhar

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando com 41% do estoque considerado ideal para atender toda a rede pública do Distrito Federal

Com o objetivo de abastecer os estoques do Hemocentro de Brasília e incentivar a população, 90 policiais militares da Academia de Polícia Militar vão doar sangue nesta segunda-feira (13/5). As doações ocorrerão ao longo do dia conforme a agenda estabelecida junto ao Hemocentro de Brasília. Em 20 de maio, outros 75 policiais farão nova doação. “Depois continuaremos com mais policiais”, pontua a corporação.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando com 41% do estoque considerado ideal para atender toda a rede pública do Distrito Federal, além dos hospitais conveniados. Atualmente, a prioridade são os tipos sanguíneos O negativo e A negativo. Porém, todas as tipagens são bem-vindas.

Como doar sangue?

Segundo o Hemocentro, podem ser doadores quem tem entre 16 e 69 anos de idade, pesam mais de 51 kg e estão em bom estado de saúde. É importante que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não ter fumado duas horas antes.

“Nada de jejum. É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação. Fique atento a algumas precauções: pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate. Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes”, orienta o Hemocentro.

Veja a lista com outros pré-requisitos:

  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

O agendamento individual para doações de sangue pode ser feito por este site ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. 

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Doação

Hemocentro de Brasília lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue

Programação especial, a partir desta segunda-feira (25), busca conscientizar e celebrar a...

Doação

Cartórios do DF fazem mutirão de conscientização sobre doação de órgãos

A iniciativa possibilita em pessoas emitam a própria a autorização eletrônica gratuita...

Doação

Doadores têm transporte gratuito de três estações de metrô até o Hemocentro de Brasília

Além de Furnas, o serviço destinado a doadores de sangue será ampliado...