Ir para o conteúdo
Congresso

PL de cotas no serviço público é aprovado na CCJ do Senado

Compartilhar
Compartilhar

Votação ocorreu nesta quarta-feira (24/4). Após análise da CCJ, o texto terá que ser apreciado pela Câmara dos Deputados. A vigência da lei atual vence em 9 junho deste ano

Foi aprovado o projeto de lei que reserva 30% das vagas ofertadas em concursos públicos federais para negros, indígenas e quilombolas. O PL 1958/2021 foi votado na manhã desta quarta-feira (24/4), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). 

O texto substitutivo, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), aumenta os percentuais de cotas para pessoas negras de 20% para 30%. Além disso, atribui metade dessas vagas reservadas (50%) para mulheres negras e contempla os povos indígenas e quilombolas.

A proposta foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos no fim do ano passado e é tratado como prioridade pelo governo federal. Após análise da CCJ, o texto terá que ser apreciado pela Câmara dos Deputados. A vigência da lei atual vence em 9 junho deste ano.

A discussão sobre a Lei nº 12.990/2014, conhecida como “Lei de Cotas no Serviço Público”, havia sido adiada algumas vezes. Na última semana (17/4), o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), propôs que a votação fosse adiada para que os senadores tivessem tempo de apreciar o texto. Os parlamentares aceitaram de comum acordo.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Congresso

Congresso promete ao STF individualizar autor de emenda e votá-las em comissões

As Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal prometeram...

Congresso

Escala 6 x 1: demora para protocolar PEC foi estratégica, diz Erika

Segundo a deputada do PSol, um protocolo antecipado poderia levar à desmobilização...

Congresso

Número de deputados pode subir de 513 para 527

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende fazer tramitar, na semana seguinte à...