Ir para o conteúdo
Operações

PF deflagra operação contra esquema ilegal de espionagem da Abin

Compartilhar
Compartilhar

Entre os alvos da espionagem estão deputados, juízes, advogados e jornalistas

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11/7), a 4ª fase da Operação Última Milha, que mira envolvidos no esquema ilegal de espionagem montado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com as investigações, a estrutura do órgão era usada para vigiar autoridades dos Três Poderes e jornalistas.

São cumpridos cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações ocorrem em Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador e São Paulo.

A PF informou que “o objetivo é desarticular organização criminosa voltada ao monitoramento ilegal de autoridades públicas e à produção de notícias falsas, utilizando-se de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)”.

As diligências revelaram que membros dos Três Poderes e jornalistas foram alvos de ações do grupo, incluindo a criação de perfis falsos e a divulgação de informações sabidamente falsas. Os investigadores também apontam que “a organização criminosa também acessou ilegalmente computadores, aparelhos de telefonia e infraestrutura de telecomunicações para monitorar pessoas e agentes públicos”.

Entre os alvos da espionagem ilegal estão deputados, ministros do Supremo e jornalistas que atuam como setoristas e cobrem o cotidiano da suprema corte

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivo informático alheio.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Operações

DF Legal derruba casas na 26 de Setembro e ação deve continuar nesta terça-feira

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística informa que a intenção é...

InvestigaçãoOperações

Produção de laranjas: empresários da Overclean tinham fábrica de CPFs

Os laranjas eram pessoas físicas ou jurídicas que emprestavam ou vendiam suas...

Operações

Policiais são presos por tráfico de drogas em operação no DF e 6 estados

Operação da Polícia Federal mira grupo criminoso que contava com a participação...