Preservação da natureza e dos recursos hídricos do DF são alguns dos alvos dos levantamentos
Dentro do que preconiza o plano de ação global para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) desenvolveu várias pesquisas e estudos sobre o meio ambiente, territórios e recursos hídricos ao longo do ano de 2024.

Estudos desenvolvidos pelo instituto estão em alinhamento com a construção de políticas públicas eficientes | Foto: Divulgação/IPEDF
O instituto desenvolve estudos para ajudar a enfrentar os principais desafios de desenvolvimento do mundo, como a pobreza, a fome, a proteção do meio ambiente e a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas – os ODS -, que, adotados em 2015 pelos 193 Estados-membros para serem alcançados até 2030, são compostos por 17 objetivos e 169 metas de ação.
No que se refere à proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, foram realizados estudos que dão a direção para o governo construir políticas públicas eficientes e assertivas. Estão em andamento a avaliação das áreas de proteção de mananciais (APMs), o projeto produtor de água da bacia hidrográfica do reservatório do Descoberto, o Índice de Sustentabilidade das Bacias Hidrográficas do Distrito Federal e ainda o projeto Cenários de Mudanças Climáticas Projetadas para o DF e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).
Além disso, a Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais e Territoriais do IPEDF deu início a outros trabalhos, como o Diagnóstico da Coleta Seletiva no DF. Em fase de finalização, foram entregues, entre outros estudos de destaque, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A 2024) e a Calculadora Verde (avaliação de emissões de gases de efeito estufa de ações governamentais).
“São ações que comprovam a preocupação com a preservação e proteção do meio ambiente”, ressalta o diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do IPEDF, Werner Vieira.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário