Ir para o conteúdo
Sociedade

Obra exposta no MAB foi construída por 250 pessoas com deficiência

Compartilhar
Compartilhar

Obra exposta no MAB foi construída por 250 pessoas com deficiência

Exposta no Museu de Arte de Brasília (MAB), a obra de arte intitulada Borboletando foi construída com mil borboletas de cerâmica em uma estrutura de três metros de altura. A obra é uma construção coletiva que contou com a participação de crianças, jovens e adultos com deficiências, seja por comorbidades, seja por mobilidade ou neuro divergências.

A obra ficar exposta no museu até 28 de fevereiro de 2024 e foi desenvolvida ao longo de 22 oficinas ministradas pelo artista plástico Flavio Marzadro, que tem autismo e dislexia, e a ceramista Geusa Joseph.

Participaram das oficinas alunos do CEE 01 Gama, CEE 01 Planaltina, CEAL-LP, CEEDV, Escola Bilíngue de Taguatinga e do projeto De Olho no Lance. Os 250 participantes foram iniciados nas técnicas da cerâmica, o que permitiu darem forma às borboletas e como co-artistas da obra.

As oficinas foram pensadas como um espaço de troca onde os participantes foram acolhidos e convidados a explorar a criatividade brincando com o barro. Ali, livres para criar, deram origem às borboletas de cerâmica imprimindo rendas na argila branca, com texturas únicas, cada uma diferente da outra, refletindo a singularidade de cada ser.

Sobre os artistas

A cerâmica chegou à vida de Geusa Joseph por meio de um projeto para crianças com TDAH em Nantes (França), indicado ao seu filho em 2007. Ela ingressou no curso de cerâmica contemporânea e fez cursos de formação de técnicas ancestrais de queimas, esmaltação, pinturas naturais, dentre outros, com renomados professores na França, Peru, Paraguai e Brasil.

Italiano, Flavio Marzadro é artista, pesquisador e sociólogo formado pela Università degli Studi Di Trento (1999), com especial interesse pela sociologia da arte e mestre em arquitetura e urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele fez residência artística no Museo della Scienza di Trento, (Itália), na prefeitura de Paris (França) e no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sociedade

GDF lança calendário de ações do Março Mais Mulher

A Secretaria da Mulher (SMDF) lança, nesta sexta-feira (7), o calendário Março...

Sociedade

GDF divulga calendário de pagamento do IPTU 2025

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial...

Sociedade

Qual é o próximo feriado? Veja calendário para o DF

Com o fim do Carnaval surge a pergunta: qual é o próximo feriado ou ponto...