Ir para o conteúdo
AgroBrasíliaClima

O clima no Distrito Federal continua seco e além de afetar a saúde respiratória, essa condição climática pode impactar o desempenho e a qualidade de vida dos animais. Confira o que os especialistas têm a dizer.

Compartilhar
Compartilhar

Ar seco e calor: conheça os impactos no organismo além da saúde respiratória
Especialistas reforçam que, devido aos efeitos climáticos da estiagem, a atenção deve ser redobrada com a saúde mental, o ambiente escolar e até com o bem-estar dos pets

Com a previsão de chuvas para outubro, o clima no Distrito Federal tende a amenizar, mas, até lá, os especialistas alertam para a importância de cuidados essenciais durante o período de ar com baixa umidade e o calor intenso. Além de afetar a saúde respiratória, essas condições impactam a saúde mental, o desempenho escolar dos estudantes e até a qualidade de vida dos animais.

Impacto na saúde mental
Membro da diretoria da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), a médica Silvia Marchant Gomes explica que as variações climáticas têm influência direta na nossa saúde mental, pois o desconforto causado pelo calor, por exemplo, pode diminuir nossa capacidade de controlar as emoções e exigir maior esforço de adaptação, principalmente quando se apresentam de forma extrema como agora.

“É muito importante lembrar que este é um evento sazonal, que sempre acontece. Quanto mais preparados estivermos para enfrentar esses momentos difíceis, mais resilientes seremos”, destaca Silvia. Segundo ela, as crises de ansiedade e angústia são comuns durante mudanças climáticas extremas, e não devem ser ignoradas. “Buscar ajuda, conversar e respirar profundamente são atitudes fundamentais para manter o equilíbrio emocional”, pontua.

Riscos de não adaptar a atividade física
A prática de atividades físicas durante o período de seca também requer cuidados redobrados. O professor de educação física, Bruno Carvalho, aponta que desidratação, problemas respiratórios, aumento da temperatura corporal e cãibras são alguns dos riscos associados ao clima. Para evitar esses problemas, o especialista recomenda a diminuição da intensidade dos exercícios, maior hidratação e, se possível, priorizar a prática de atividades em ambientes climatizados ou adaptados, incluindo a natação em piscinas.

O profissional, do Colégio Everest Brasília, reforça que as medidas também precisam ser tomadas em ambiente escolar. As aulas de educação física devem ser adaptadas para garantir a segurança dos alunos. “As atividades ao ar livre devem ser realizadas em locais cobertos e com intervalos mais longos, garantindo a hidratação e o descanso dos estudantes”, recomenda Bruno Carvalho.

Cuidados com os pets e o meio ambiente
O período da seca é um desafio não apenas para os seres humanos, mas também para fiéis amigos de quatro patas. Nesse período, os pets estão mais suscetíveis a problemas respiratórios, dermatológicos e oculares. Para garantir o bem-estar e a saúde dos bichos de estimação, é fundamental adotar alguns cuidados específicos.

De acordo com veterinário Mário Falcão, especialista em oftalmologia de animais de pequeno porte, é imprescindível tomar cuidados com a hidratação da pele dos pets, evitar locais quentes e sem ventilação, fornecer água fresca, utilizar colírios lubrificantes para olhos e umidificadores para as vias respiratórias. “É importante que, assim como no caso dos humanos, os tutores evitem que os pets realizem grande esforço físico neste período, ou fiquem expostos por muito tempo ao sol”, reforça o médico do Centro Veterinário da Visão.

Cuidados com animais de grande porte
As recentes imagens estarrecedoras de queimadas em fazendas por todo o país alertam também para cuidados com animais de grande porte. Na Fazenda Boechat, por exemplo, que conta com cerca de 500 bovinos, búfalos e cavalos, o impacto da seca é notável, mesmo com técnicas de manejo, como o uso de eucalipto com pasto e a rotação dos piquetes.

De acordo com Marcos Boechat, proprietário do local, entre os principais cuidados, estão: o planejamento prévio, a hidratação constante e a nutrição adequada dos animais, essenciais para garantir seu bem-estar. “O consumo de água aumenta em 20% durante a seca, e a qualidade da água influencia diretamente a saúde dos animais, que precisam ser bem mineralizados para suportar as altas temperaturas. Na fazenda, o uso de bebedouros é uma alternativa para preservar os córregos e garantir o acesso à água limpa”, comenta.

Ele destaca que a maior preocupação é com búfalos, que são mais sensíveis ao calor. Por isso, foram criadas barragens para que possam se refrescar. “O bem-estar dos animais é o foco principal”, afirma Boechat, destacando que o planejamento e a assistência de um agrônomo são fundamentais para enfrentar esses períodos críticos.

Por Rai Wentz

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Clima

Inmet prevê calor intenso no Sudeste e temporais no Sul

Os próximos dias serão de calor intenso no Sudeste e de temporais...

Clima

Inmet faz alerta para chuvas intensas em grande parte do país

Até domingo, dia 2 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)...

Brasília

Brasília em alerta amarelo para chuvas; máxima pode chegar a 27°C

Segundo o Inmet, a temperatura mínima registrada na manhã deste domingo foi...