Ir para o conteúdo
Segurança Pública

Número de bombeiros no DF é menor do que o exigido por lei; faltam mais de 3,7 mil militares

Compartilhar
Compartilhar

Em meio a uma das piores secas e o aumento de ocorrências de queimadas florestais no Distrito Federal, a capital do país conta com 5.919 bombeiros militares. O número é menor do que o exigido em lei, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) em 9.703, ou seja, faltam 3784 militares (entenda mais abaixo sobre a lei).

Os dados foram obtidos pelo g1, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O último concurso público para o preenchimento de cargos do CBMDF foi em 2016.

📌 Segundo o CBMDF, 558 militares são combatentes florestais e têm especialização na área.

“Apesar de existir a especialização específica em Combate e Prevenção a incêndios florestais, todos os militares possuem formação básica para atuarem nas atividades de combate a incêndios, tanto urbanos como florestais, sendo as equipes formadas por militares especializados ou não”, diz o Corpo de Bombeiros.

O que diz a lei sobre número de bombeiros militares no DF

O efetivo de bombeiros militares do CBMDF é fixado pela lei federal 12.086/2009. A lei é federal, porque o salário dos bombeiros do CBMDF é pago diretamente pela União, com verbas do Fundo Constitucional.

“Art. 65. O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é fixado em 9.703 (nove mil setecentos e três) bombeiros militares de Carreira, distribuídos nos quadros, qualificações, postos e graduações”, diz a lei.

De acordo com a legislação, há um limite anual de ingressos, que é de 377 militares, distribuídos em diferentes cargos (veja na tabela abaixo).

Concurso mais recente do CBMDF foi em 2016

O último concurso público do CBMDF foi realizado há oito anos, em 2016. O concurso ofereceu 779 vagas com salários entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil.

As inscrições foram abertas no dia 18 de julho, e a prova foi realizada no dia 9 de outubro daquele ano. As vagas oferecidas foram as seguintes:

  • 115 para oficiais combatentes
  • 20 para oficiais médicos
  • para oficiais cirurgiões-dentistas
  • 20 para oficiais do quadro complementar
  • 448 combatentes
  • 112 motoristas de viatura
  • 55 mecânicos de veículos
  • 5 mecânicos de aeronaves

👉Segundo a corporação, não há uma data definida para a o próximo processo seletivo. No entanto, estaria sendo feita uma “análise” para a realização de um novo concurso.

“As discussões e análises referente a abertura de um novo certame encontram-se em andamento, de modo que as tratativas pertinentes estão sendo adotadas”, diz o CBMDF por meio da LAI.

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Segurança Pública

GDF regulamenta porte de armas de fogo para policiais penais

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) publicou uma portaria...

Segurança Pública

Confira dicas de segurança em viagens por aplicativos para evitar crimes e importunação

Os aplicativos de transporte são uma alternativa prática e acessível para se...

Segurança Pública

Celular no carnaval: saiba como proteger dados em caso de furto

O combo multidão, suor e diversão no Carnaval não combina com a...