Ir para o conteúdo
GDFSaúde

Novo Portal da Transparência da Saúde aprimora o acesso da população à informação

Compartilhar
Compartilhar

Ferramenta apresenta dados de forma simples e com acesso mais fácil e intuitivo

Para informações de interesse público de modo mais fácil e com mais transparência, a Secretaria de Saúde (SES-DF) instituiu na terça-feira (18) o Portal da Transparência da Saúde. A ferramenta organiza informações sobre os serviços de saúde do DF de forma simples para que o acesso do cidadão seja mais fácil e intuitivo.

Para navegar pelo Portal da Transparência da Saúde, basta acessar o site da SES e, no menu superior, clicar em Transparência. Será aberta a página de Transparência e Prestação de Contas, em que poderão ser acessadas informações sobre planejamento e orçamentos, resultados alcançados pela pasta, contratos, licitações, convênios, despesas, auditorias, entre outros assuntos. As informações disponibilizadas no Portal são provenientes de bancos de sistemas e dados avaliados pelas áreas técnicas, que são orientadas pela legislação quanto aos critérios de publicidade e transparência. O menu Acesso à Informação no site da SES-DF continuará ativo, conforme estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

A ferramenta organiza informações sobre os serviços de saúde do DF de forma simples para que o acesso do cidadão seja mais fácil e intuitivo | Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde

A gestão da página ficará sob orientação e controle da Assessoria de Transparência e Controle Social (Astrac) da SES-DF. Um dos objetivos, segundo o chefe do setor, AB-Diel Andrade, é garantir que as informações sejam disponibilizadas de forma clara, legível e de fácil entendimento da população.

“A ideia é aprimorar a transparência, promovendo acessibilidade, informação mais eficiente para a população, para que essa informação seja algo útil para o dia a dia e para que a pessoa exerça o direito de controle social. Ou seja, assegurar, mais uma vez, a acessibilidade aos serviços de saúde do DF”, afirmou Andrade.

De acordo com a portaria que instituiu o Portal, as informações deverão ser atualizadas até o 10º dia do mês subsequente ao mês a que se referem, salvo exceções legais.

Maior interesse público

Dados de levantamento feito pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) apontam que, de 2022 a 2023, o Portal da Transparência do Distrito Federal apresentou aumento de 57% nos acessos e mais de 30% de novos visitantes, indicando que a modernização do serviço tornou as consultas mais atrativas para o cidadão. O crescimento também foi notado no comparativo aos anos de 2021 e 2022, quando os acessos aumentaram em 38%.

O Portal da Transparência do DF é uma das ferramentas disponibilizadas pela CGDF para incentivar o controle social. É nele que o cidadão pode verificar todos os gastos e investimentos do governo. No portal, é possível acessar as aplicações de recursos públicos em diversas áreas, como a da saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
SaúdeVacina

DF amplia vacinação contra HPV para adolescentes até 19 anos

Imunizante previne infecção sexualmente transmissível e câncer. Ação vai até 14 de...

GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

Saúde

Lula demite Nísia e confirma Padilha como novo ministro da Saúde

Presidente Lula comunicou demissão de Nísia Trindade em reunião nesta terça-feira (25/2)...