Ir para o conteúdo
chuvaTempo

Novacap mantém equipes em alerta pelas chuvas no DF

Compartilhar
Compartilhar

Meteorologia indica que a chuva dará uma trégua, mas GDF manter diversos órgãos em prontidão

Os estragos causados pela chuva que caiu em Brasília, na última sexta-feira (9/2), fizeram a Novacap coordenar e manter em estado de alerta suas equipes e as de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) — como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Detran — para resolver esses transtornos.

“Com os primeiros relatos de ocorrências na sexta, começamos a mobilizar as equipes, que partiram para dar uma pronta resposta e sanar os problemas da chuva”, ressaltou ao Correio o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Ficaremos todas as equipes do GDF em stand-by (prontidão, em inglês) para eventuais necessidades nos próximo dias”, garantiu.

Os principais danos ocorreram no Plano Piloto, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, de acordo com informações do Governo do Distrito Federal (GDF).

No Plano, o temporal causou inundações, como a da tesourinha da 211 Norte, onde o alagamento fez os carros que tentaram atravessá-lo pararem de funcionar. Ainda na área da Asa Norte, a Universidade de Brasília (UnB) também foi atingida. A água alagou o subsolo da parte central do Instituto de Ciências Central (ICC) e o auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

Em Ceilândia, no Hospital Cidade do Sol, foi necessário fazer uma espécie de dique para conter a força da correnteza criada pela água da chuva. No Sol Nascente, foi necessário limpar o lodo nas chácaras 108 e 501 e bloquetes arrancados da rua, na chácara 149.

Aguaceiros

Os temporais que atingiram o DF entre sexta e sábado passado atingiram um nível pluviométrico de 78,98nn, o equivalente a 44% de toda a chuva prevista o mês de fevereiro: 179,5 mm. Contudo, esse total mensal foi superado nos dez primeiros dias: 192 mm.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, não há previsão de fortes chuvas até quinta-feira. Porém, temporais poderão voltar à capital federal ainda antes do fim de semana. “O verão tem essas características de tudo mudar drasticamente. Com o aumento da temperatura, principalmente, podem mais temporais. Calculamos que eles voltarão nesta quinta, estendendo-se para o fim de semana”, explicou.

Desde segunda-feira (12/2), há um alerta amarelo emitido pelo Inmet para o Distrito Federal, citando a previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia. “No entanto, para esses últimos dias de carnaval, há pouca chance de chuva, mas se houver, mais no período da tarde e à noite”, complementou a especialista.

Obra Drenar-DF

Prometendo dar um fim aos problemas de alagamento, as obras do Drenar DF, na Asa Norte, têm previsão de entrega até o fim de junho deste ano. Ao todo, estão sendo executados 7,68 km de túneis, dos quais mais de 5 km já estão escavados, segundo a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

Toda a obra do Drenar DF foi dividida em cinco lotes, com investimento de R$ 180 milhões, com recursos da Terracap. Os trabalhos estão sendo executados por cinco empresas, contratadas pela própria companhia.

A previsão é de construir 104 poços de visita. Apenas os poços de visita estão ao alcance dos olhos das pessoas que passam pela região. A escavação e a estruturação da nova rede subterrânea — entre 6m e 22m de profundidade — são realizadas de forma manual, com pás e picaretas.

Além disso, está sendo construída uma ampla rede de drenagem pluvial, complementar ao sistema já existente, que começa nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha, descendo à via L4 Norte, e, depois, ao Lago Paranoá.

Também está sendo criada uma bacia de detenção, em uma área de 36 mil m², dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, localizado no Setor de Embaixadas Norte. O projeto prevê que a lagoa sirva de reservatório para as águas das chuvas captadas no início da Asa Norte e direcionadas até a região, onde será feita a qualificação de água pluvial.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
chuvaTempo

Alagamentos e raios: chuvas deixam DF em estado de alerta até sexta

Segundo o Inmet, o DF está em estado de alerta de perigo...

chuva

Inmet publica aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas no DF

O comunicado, a ser publicado às 10h deste domingo, sinaliza para precipitações...

chuva

Chuvas além do previsto despertam preocupação no Distrito Federal

As precipitações trouxeram uma quantidade de água além do esperado. Autoridades garantem...