Ir para o conteúdo
Exposição

Mundo Zira – Ziraldo Interativoa

Compartilhar
Compartilhar

 Exposição do dia 12/10/22 até o dia 18/12/22

Ziraldo completa 90 anos de uma trajetória marcada pela exuberância criativa, povoada por personagens que se tornaram ícones de diferentes gerações. Para homenagear o escritor e cartunista mineiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília estreia, dia 12 de outubro, a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, que ocupará a Galeria 3 e Pavilhão de vidro, com entrada gratuita.

Adultos, jovens e crianças, fãs das histórias que compõem a literatura infanto-juvenil do cartunista, vão poder interagir com o universo fascinante de seus personagens. O percurso da exposição convida o visitante a ações que estimulam a criatividade e o espírito lúdico. Com design exclusivo e estrutura composta de grandes painéis projetados com personagens e grafismos do artista, o visitante irá vivenciar uma verdadeira imersão no – Mundo Zira. Além de brincar ao lado dos filhos, estimular suas capacidades cognitivas e vivenciar o prazer da literatura, os pais irão reencontrar o querido Menino Maluquinho, amigo de tantas gerações, e relembrar suas aventuras.

Públicos diversos vão poder colocar a imaginação em prática com auxílio de tecnologias interativas que possibilitam colorir, montar personagens, escolher falas e se movimentar seguindo sons. Neste espaço sensorial, os visitantes, envolvidos pelas cores, podem se tornar “maestros” coordenando, a partir dos seus movimentos corporais, a projeção de imagens geométricas saídas das páginas originais do livro. As gráficas imagens de Ziraldo sairão de seus livros para ocupar paredes de 3 metros de altura. Cor e vigor de uma estética que definiu fortemente sua marca são o cenário inspirador dessa imersão. Os visitantes também podem transformar as obras do autor a partir do seu próprio olhar, com auxílio dos recursos digitais, repintando composições que serão projetadas nas paredes da sala, transformando todos em artistas dessa grande exposição coletiva.

Assinando a curadoria e a direção de arte da exposição, Adriana Lins e Daniela Thomas, diretoras do Instituto Ziraldo e sobrinha e filha, respectivamente, do artista, contam sobre a alegria de participar dessa grande homenagem: “Queríamos fazer dessa exposição uma experiência transformadora, em que o visitante pode verdadeiramente entrar numa imersão. Isso é algo que combina demais com o mundo de hoje, onde a experiência vivida vale muito”.

Fonte: CCBB

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
CulturaExposição

Palácio do Itamaraty reabre as portas ao público neste sábado (23/3)

O espaço guarda tesouros de valor inestimável, como obras de Cândido Portinari,...

Exposição

A construção de Brasília e seus personagens em exposição

Mostra ‘Brasília 63 anos – a concretização de um sonho’ está em...

Exposição

Museu Nacional da República comemora aniversário com exposição e música

As festividades desta quinta-feira (15) incluem apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro...