Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Aprovada na sessão deliberativa da Câmara Legislativa desta terça-feira (4), uma mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano corrente permitirá a contratação, pelo Governo do Distrito Federal, de 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem. A medida consta do projeto de lei nº 1.127/2024, encaminhado pelo Executivo, votado em primeiro, segundo turno e redação final. O impacto financeiro será de R$ 11,9 milhões ainda este ano e de aproximadamente R$ 21 milhões, em 2025.
Parlamentares consideraram positiva a alteração na LDO (Lei nº 7.313/2023) que abre espaço no Orçamento do Distrito Federal para as nomeações. Contudo, observaram que o déficit desses profissionais na rede pública de saúde está longe de ser sanado. Para suprir a carência, seriam necessários cerca de mil enfermeiros e mais de 4 mil técnicos de enfermagem.
O deputado Jorge Vianna (PSD) avaliou como uma “sinalização” a proposta do governo, “mas não suficiente”. Para o distrital, pode ser visto com “esperança”, “um sinal de que o GDF pretende nomear”. Embora, segundo ele, haja outras categoriais, como odontólogos e especialistas em saúde, que também são deficitárias.
A deputada Dayse Amarilio (PSB) ainda reivindicou que as nomeações previstas para os anos seguintes sejam antecipadas e destacou a necessidade de realização de concurso para cobrir as vagas de motoristas com atuação no setor de saúde, “que não tem qualquer previsão”.
Com informações da Câmara Legislativa
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Isso é apenas um teste
- Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
- Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
- STF: Primeira Turma tem maioria para tornar deputados réus por venda de emendas
- Lula indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
Deixe um comentário