Ir para o conteúdo
Distrito Federal

MPDFT recomenda que PCDF instale GPS em todas as viaturas da corporação

Compartilhar
Compartilhar

Promotores do MP e procuradores do Ministério Público de Contas apresentam pedido no TCDF para que decisão de que GPS em viaturas seja cumprida

MP quer que PCDF fiscalize o uso de viaturas, após denúncias contra ex-delegado-geral ser acusado de usá-las para interesses particulares  -  (crédito:  Ed Alves/CB)

MP quer que PCDF fiscalize o uso de viaturas, após denúncias contra ex-delegado-geral ser acusado de usá-las para interesses particulares – (crédito: Ed Alves/CB)

O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu, nesta segunda-feira (9/10), à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma recomendação para que a corporação adote o sistema de GPS para o controle e uso de viaturas.

No documento, os promotores do Ncap pontuam que a medida é necessária após notícias e denúncias recebidas que citam o uso particular de viaturas da corporação, inclusive em finais de semana e feriados.

“Além de causar dano ao erário, a prática impacta diretamente na qualidade e na eficiência do serviço a ser prestado à população, o que pode ensejar a responsabilização administrativa, cível e criminal dos policiais envolvidos e dos ocupantes dos cargos de gestão da Polícia Civil, inclusive por omissão”, destacaram os promotores.

O MP cita, ainda, que há uma decisão no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que cita sobre a implementação do rastreamento por GPS nas viaturas, após uma representação conjunta do MPDFT com o Ministério Público de Contas (MPC-DF). A PCDF terá 30 dias para informar o MP sobre o acatamento das medidas.

Contas

No sábado (7/10), o Ncap e o MPC-DF encaminharam uma representação aos conselheiros do TCDF, pedindo para que a PCDF cumpra com a decisão proferida pela própria Corte de contas. Na peça, os promotores e os procuradores pontuam que há exemplos de outras corporações, como a própria Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e a Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) que usam a tecnologia.

Dentre uma das investigações do Ncap, no âmbito do DF, é desvendar se o ex-delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, estaria utilizando viaturas descaracterizadas destinadas ao serviço policial, para interesse particular. Ele deixou o cargo na última segunda-feira (2/10), após a esposa e outra mulher que mantém relacionamento com Cândido o denunciarem na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam)

Com informações do Corrreio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Distrito Federal

Medalha Cruz de Sangue homenageia bravura e sacrifício dos policiais militares 

Reconhecimento, que será outorgado em solenidades oficiais, contempla três categorias Na edição...

Distrito Federal

Entorno também sofrerá consequências do corte no Fundo Constitucional

Pesquisa afirma que 36% dessa população realiza deslocamentos pendulares para o DF,...

Distrito Federal

Corte no Fundo Constitucional pode agravar saúde pública do Distrito Federal

Especialistas destacam que mudança no cálculo do Fundo Constitucional impactará a prestação...