Ir para o conteúdo
Distrito Federal

MP-TCU quer relatório sobre impacto dos cortes no FCDF

Compartilhar
Compartilhar

O pedido feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado busca avaliar os impactos dos cortes no FCDF para a população do Distrito Federal

Visando compreender os impactos dos cortes no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) anunciados pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU), solicitou um estudo técnico para entender as consequências dessas mudanças para a população do Distrito Federal. 

O pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que, na íntegra do documento, menciona uma entrevista do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Correio Braziliense. Em entrevista ao CB Poder, o chefe do Executivo local afirma que “está sendo mal tratado” pelo governo federal.”

Na avaliação do subprocurador-geral, é necessário entender os fundamentos técnicos da alteração dos cálculos para a composição do Fundo Constitucional. Além disso, analisar os impactos que tais mudanças poderiam ocasionar nos setores da saúde, educação e segurança do Distrito Federal. 

Ainda de acordo com Lucas, é preciso averiguar também se essas modificações estão sendo conduzidas corretamente ou se haveria “violação aos princípios da imparcialidade e impessoalidade”, como descrito no documento

Mudanças

Fonte de recursos financeiros que mantém a estrutura da segurança pública do DF, o Fundo Constitucional arca com boa parte das despesas de áreas como a da educação e saúde. O cálculo do percentual para atualização do recurso, atualmente, é feito de acordo com a arrecadação líquida da União, ou seja, quanto mais o governo federal recebe, maior é o valor do fundo repassado ao DF. 

Enviada à Câmara dos Deputados pelo líder do governo, José Guimarães (PT-CE), a proposta preve que a correção passe a ser feita pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou de outro índice que vier a substituí-lo. Para se ter uma ideia de quanto a transferência representa, a projeção do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2025, enviada pelo GDF à Câmara Legislativa, é de que o FCDF ultrapasse os R$ 25 bilhões no ano que vem

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Distrito Federal

Medalha Cruz de Sangue homenageia bravura e sacrifício dos policiais militares 

Reconhecimento, que será outorgado em solenidades oficiais, contempla três categorias Na edição...

Distrito Federal

Entorno também sofrerá consequências do corte no Fundo Constitucional

Pesquisa afirma que 36% dessa população realiza deslocamentos pendulares para o DF,...

Distrito Federal

Corte no Fundo Constitucional pode agravar saúde pública do Distrito Federal

Especialistas destacam que mudança no cálculo do Fundo Constitucional impactará a prestação...