Ir para o conteúdo
BrasíliaCrime e ViolênciaDFDistrito FederalNúcleo BandeiranteVIOLÊNCIA

MP propõe acordo para arquivar denúncia contra homem que espancou adolescente em discussão por assobio no DF

Compartilhar
Compartilhar

Caso aconteceu em abril deste ano, no Núcleo Bandeirante, e foi gravado em vídeo. Victor de Sales Batista deve cumprir condições impostas para que acordo seja válido; processo corre em sigilo.

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) propôs um acordo de transação penal a Victor de Sales Batista, de 27 anos, denunciado por espancar um adolescente de 14 anos, em uma quadra esportiva no Núcleo Bandeirante. O caso ocorreu em abril deste ano, após uma discussão por causa de um assobio (veja detalhes abaixo).

Inicialmente, Victor foi denunciado pelos crimes de lesão corporal, injúria e ameaça. Segundo a proposta do MP, o caso pode ser arquivado se todas as condições do acordo forem cumpridas por ele. Se houver descumprimento, Victor pode responder a um processo criminal.

Ao g1, o Ministério Público informou que o acusado atende aos requisitos estabelecidos pela lei para que o acordo seja feito. As condições que Victor deve seguir não foram informadas porque o processo corre em segredo de Justiça.

De acordo com o advogado Guilherme Aguiar Alves, o acordo já foi aceito e está pendente de homologação. A defesa afirmou que, por causa do sigilo, não pode se manifestar. Já a advogada da vítima diz que a família do adolescente lamenta a decisão.

“Estamos insatisfeitos com a oferta, tendo em vista a gravidade da agressão. O problema está na legislação, que considera uma lesão daquela como crime de menor potencial ofensivo”, afirma a advogada Andrea Quadros. Segundo ela, agora, a família tentará uma indenização na esfera cível.

Victor de Sales Batista, de 27 anos, é suspeito de espancar adolescente de 14 anos no DF — Foto: Reprodução

De acordo com a legislação, a transação penal pode ser realizada quando o autor do crime atende aos seguintes requisitos:

  • não ter sido condenado anteriormente por crime que preveja pena restritiva de liberdade;
  • não ter realizado outra transação penal nos últimos cinco anos;
  • não ter antecedentes criminais.

Agressões

Homem agride adolescente de 14 anos em quadra no Núcleo Bandeirante, no DF — Foto: Reprodução

De acordo com testemunhas que presenciaram as agressões contra o estudante de 14 anos, Victor de Sales Batista havia discutido com o adolescente e, depois que ele estava na quadra com amigos, apareceu e espancou a vítima.

No vídeo gravado no momento das agressões, é possível ver Victor chutando o adolescente, que estava no chão enquanto testemunhas gritavam por ajuda. O homem deixou o local, enquanto o menor continuou deitado.

Victor é vizinho do adolescente e, segundo a polícia, “se irritou” porque o estudante assobiava cada vez que queria entrar em casa, para que a mãe abrisse a porta.

Fotos mostram marcas de tênis em adolescente agredido por homem no DF — Foto: Arquivo pessoal

Fotos mostram a vítima com marcas de tênis no corpo e na cabeça. Segundo a família, o estudante ficou com marcas nos olhos, na cabeça e nas costas, mas não precisou ser levado ao hospital.

À época, a mãe do adolescente disse que temeu pela vida do filho. “[O agressor] estava xingando e dizendo que ia matar meu menino”, disse Francisca Ferreira.

A advogada da família do estudante disse ainda que o adolescente tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e que o caso não pode ser tratado como uma “agressão simples”.

Fonte: g1 DF

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Crime e Violência

Homicídios: A vida banalizada pela arma de fogo

Recentes assassinatos, como o do professor de capoeira Eduardo de Souza, sepultado...

DF

Arquitetos do DF avaliam doação do acervo do Lucio Costa para Portugal

A família deLucio Costa, um dos responsáveis pela construção de Brasília, doou o...

Crime e Violência

Jovem sem filhos preso por dever pensão: “Dividi cela com 22 detentos”

Preso de maneira equivocada por não pagamento de pensão alimentícia mesmo sem ter...