O Ministério Público Federal (MPF) denunciou duas pessoas por provocarem, de forma intencional, um incêndio na Área de Preservação Ambiental do Planalto Central, às margens da DF-290, perto do Engenho das Lages, em Brasília. O crime ocorreu em setembro de 2024 e causou uma piora nos níveis de poluição atmosférica (entenda abaixo).
📌 O incêndio queimou 380 hectares, sendo 220 de vegetação nativa do Cerrado.
📌A Área de Preservação Ambiental do Planalto Central é uma unidade conservação federal de uso sustentável, que possui área de 503 mil hectares de cerrado.
De acordo com a investigação, os suspeitos:
- Estavam em um carro na rodovia DF-290, na Ponte Alta do Gama
- Quando se aproximaram das margens da área de preservação, um deles desceu do carro e ateou fogo na vegetação
- O homem voltou para o carro, onde o motorista esperava, e a dupla deixou o local
O autor da denúncia contra os dois suspeitos é o procurador da República Frederico Paiva, que pede o recebimento do relatório e a condenação dos denunciados, com valor mínimo de reparação pelos prejuízos. Agora, a denúncia aguarda o recebimento pela Justiça Federal do Distrito Federal.
Danos
Além da Área de Preservação Ambiental do Planalto Central, o incêndio atingiu áreas ocupadas por chácaras, residências e fazendas. Entre elas, a Fazenda Brasília Avestruz, a Fazenda São Jerônimo do Buritizinho e a plantação de café da Fazenda Buritizinho.
O crime, que ocorreu em uma das secas mais longas da história do DF, causou piora considerável nos níveis de poluição atmosférica, segundo o MPF.
Além disso, o incêndio causou transtornos para a comunidade local e de todo o DF por conta da grande quantidade de fumaça, como por exemplo: dificuldade para respirar, tosse seca, ardor nos olhos, no nariz e na garganta.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário