Ir para o conteúdo
Segurança

Marinha intensifica vigilância em importante ponto de lazer da região

Compartilhar
Compartilhar

Grande circulação de barcos no Lago Paranoá faz Capitania Fluvial ampliar fiscalização. DF tem 53,2 mil embarcações

A capital do país conta com 53.211 embarcações habilitadas para navegar no Lago Paranoá, de acordo com a Capitania Fluvial de Brasília (CFB), vinculada à Marinha do Brasil. Parte dessa frota náutica, especialmente transportes aquáticos possantes e com maior capacidade de passageiros, faz uso do local com frequência. Diante dessa situação, caracterizada pela utilização da área para o lazer, obriga as autoridades a realizar fiscalizações diárias e que podem ocorrer mais de uma vez, especialmente nos fins de semana e feriados.

Segundo a CFB, operações para checar a documentação e itens de segurança em lanchas, barcos, veleiros, motos aquáticas e jet skis são feitas em horários aleatórios, tanto em áreas de atracamento e marinas quanto em abordagens no espelho d’água. Os encarregados, militares da Marinha, verificam a habilitação dos condutores, sua maioridade e se estão alcoolizados, o que é proibido. Além disso, certificam-se de que os passageiros tenham à mão extintores e coletes homologados pela força naval nacional e que a lotação não exceda a indicada pelos fabricantes para cada modelo náutico.

Ao longo de 2022, foram realizadas 3,5 mil abordagens pela Capitania, resultando em 325 multas — sanção que pode chegar a R$ 3,2 mil — e 64 apreensões de embarcações. Em 2023, houve 3.413 interceptações, 73 rebocamentos de embarcações e 317 aplicações de penalidades por infrações. Nos primeiros quatro meses de 2024, os respectivos números são 719, 14 e 78.

As falhas mais comuns flagradas nas operações são a falta de habilitação do condutor, menores de idades no timão ou leme, documentação irregular ou incompleta e equipamentos para proteção da tripulação fora dos padrões exigidos.

De maneira geral, segundo a Marinha, nos últimos anos, o número de infrações no lago não apresentou aumento expressivo e os frequentadores costumam colaborar a CFB.

Conscientização

A CFB também realiza campanhas educativas. Essas ações buscam conscientizar quem navega pelo Lago Paranoá sobre as práticas seguras para esse tipo de tráfego e a importância de se investir em apetrechos de segurança.

Para pilotar embarcações de lazer — que são as permitidas no lago da capital federal —, a legislação brasileira exige que o interessado possua o chamado Arrais-Amador (ARA) . Essa habilitação é concedida pela Marinha do Brasil, que realiza exames periódicos organizados, no DF, pela Capitania Fluvial.Playvolume

Arrais-Amador (ARA)

Prova

» Exame aplicado pela Marinha do Brasil que avalia — em um máximo de duas horas — conhecimentos teóricos e práticos sobre navegação para lazer. Geralmente, são 40 questões de múltipla escolha.

Temas abordados

– navegação;

– manobras;

– segurança;

– comunicações;

– balizamento;

– legislação;

– sinais náuticos;

– primeiros socorros;

– procedimentos de emergência.

Média para aprovação

» Receberá o documento quem acertar 50% das perguntas.

Permissão

» ARA permite conduzir embarcações de pequeno porte, como lanchas e barcos de pequeno porte.

Passo-a-passo da inscrição

a) Encontrar o local de exame no site da Marinha. Nessa página, selecionar “Serviços disponíveis e geração de GRU”;

b) Clicar “CHA – Carteira de Habilitação de Amador – Inscrição para exame e emissão” e gerar GRU;

c) Clicar em “Agendamento para único CPF/CNPJ” e fazer agendamento;

d) Finalizar o processo.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Segurança

Curso gratuito de defesa pessoal garante proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade

Encontros ocorrem duas vezes por semana, na Casa da Mulher Brasileira de...

JustiçaSegurança

Acordo internacional facilita cobrança de pensão alimentícia entre Brasil, Cabo Verde e Paraguai

Mais de 50 países já aderiram à Convenção da Haia sobre Alimentos...

Segurança

Criada a Subsecretaria dos Conselhos de Segurança Comunitária

Medida fortalece os Consegs, reconhecidos pela SSP-DF como fundamentais para a aplicação...