A escritora e jornalista Marina Colasanti morreu, nesta terça-feira (28/1), aos 87 anos, em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Autora de mais de 70 livros tanto para crianças quanto para adultos, Marina Colasanti publicou primeiro livro, Eu sozinha, em 1968. Filha de italianos nascida na Eriteia, na África, em 26 de setembro de 1937, veio para o Brasil, em 1948, aos 11 anos. Foi como jornalista, nos anos 1960, que deu os primeiros passos como escritora.
Marina também era tradutora e traduziu importantes obras internacionais, entre elas A Pequena Alice no País das Maravilhas (Lewis Caroll, 2015) e as Aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi, 2002). Ela também foi entrevistadora programa Sexo Indiscreto e Olho por Olho, ambos da TV Tupi, além de ter sido editora e apresentadora do noticiário Primeira Mão, também na TV Tupi.
A informação da morte foi confirmada ao portal g1, pelo Parque Lage, na Zona Sul do Rio, onde ocorrerá o velório nesta quarta-feira (29/1). O Correio contatou a instituição e aguarda uma resposta.
Em entrevista ao Correio, em 2017, falou sobre o exercício profissional da escrita. “Meu instrumento de trabalho primeiro é o olhar: olho e comparo, olho e analiso, olho e chego perto. Gosto muito de olhar o pequeno, gosto de olhar aquilo que as pessoas não estão reparando.”
À época, ela comemorava os 80 anos e também comentou sobre o envelhecimento e a finitude da vida. “O medo do desamor, da morte, isso nasce com o ser humano. Estão sempre ali, mas são menos visíveis do que um pé de sapato sozinho, ao pé da cama, que é uma coisa que acontece com qualquer criança”, afirmou a escritora.
Em 2023, Marina foi vencedora Prêmio Machado de Assis, o mais antigo e importante prêmio literário do País, tornando -se a 10ª mulher a conquistar a premiação.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário