Projeto de Lei

Manifestação contra PL Antiaborto em SP pede “Fora, Lira”

Compartilhar
Compartilhar

Organizado às pressas, o ato é uma resposta à aprovação da Câmara sobre a urgência do projeto na quarta-feira (13/6)

Neste sábado (15/6), manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, para se opor ao PL Antiaborto por Estupro — que propõe equiparar a punição para aborto à pena para homicídio simples. Durante os protestos, a multidão gritou palavras de ordem, entre elas “Fora, Lira”.

De acordo com a Polícia Militar, ao menos 5 mil pessoas participaram do ato. Para a comissão organizadora que representa as 60 entidades que foram convocadas para a manifestação, foram 10 mil. Estavam também presentes a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e o deputado estadual paulista Carlos Giannazi (PSOL).

Além de se oporem ao PL, os manifestantes também pediram que mais hospitais realizem a interrupção da gravidez depois das 22 semanas.

Reunida na Avenida Paulista, a multidão caminhou até a rua Augusta e parou na praça Franklin Roosevelt. O protesto aconteceu de forma pacífica durante as três horas de duração.

Organizado às pressas, o ato é uma resposta à aprovação da Câmara sobre a urgência do projeto na quarta-feira (13/6). Agora, em vez de passar pela análise das comissões temáticas, o PL será votado direto no plenário.

No mesmo dia, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) minimizou a tramitação, ao dizer que “não é porque uma urgência é aprovada que [o PL] vai para o plenário na semana que vem”. Lideranças da Casa deverão discutir com Lira como será a tramitação do projeto na terça-feira (18/6).

“Queremos o arquivamento desse projeto nefasto. É um retrocesso civilizatório, usam nossos corpos como moeda de troca e avançam com a política do estupro. Mas as mulheres brasileiras vão colocar para correr esse PL”, disse Maria das Neves, integrante da União Brasileira de Mulheres, à Folha de S.Paulo.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Projeto de Lei

Projeto prevê “folga” para servidores do GDF no dia do aniversário

Texto, que prevê abono de ponto no dia do aniversário do servidor,...

CLDFProjeto de Lei

Projeto de lei amplia direitos para mães com perda gestacional

Proposta prevê espaço reservado em unidades de saúde, apoio psicológico e novas...

CLDFProjeto de Lei

Distrital apresenta projeto para barrar apologia ao crime

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) protocolou um projeto de lei...