Ir para o conteúdo
DIPLOMACIA

Lula recebe presidente da Itália nos 150 anos da imigração italiana ao Brasil

Compartilhar
Compartilhar

Sergio Mattarella vem o país depois de 24 anos sem visitas de chefes de estado italianos, Brasil tem a maior comunidade italiana do mundo de imigrantes e descendentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (15/7), no Palácio do Planalto, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, para uma visita de Estado, onde o italiano teve todas as honras e subiu a rampa do Planalto. Essa é a primeira visita de um chefe de Estado italiano ao Brasil em 24 anos.

Enquanto aguardava a chegada do italiano na rampa, o presidente Lula não falou com a imprensa e, sorrindo, saudou os jornalistas com um “buongiorno“, bom dia em italiano

Após subir a rampa o presidente Italiano tem uma reunião bilateral com Lula onde serão assinados acordos e, conforme a nota do Itamaraty, serão tratados temas “das conjunturas regional e global, tais como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global”, diz a nota.

A visita de Mattarella celebra o 150º aniversário da imigração italiana ao Brasil e deve incluir visitas a São Paulo, Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, estados com forte presença de imigrantes e descendentes de italianos.

A reunião de Lula com Mattarella reforça os laços diplomáticos entre os dois países, no entanto, como a Itália é parlamentarista, a primeira-ministra da extrema-direita, Giorgia Meloni é a chefe do governo italiano e tem – efetivamente – poder decisão sobre as questões do País.

Em junho, na Itália, Lula se encontrou Meloni na cúpula do G7 – grupo das economias mais industrializadas do planeta: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão. 

Hoje a Itália é um importante investidor em empresas de infraestrutura brasileiras, como a distribuidora estatal italiana Enel, que, entre outras operações, tem a concessão de distribuição elétrica em São Paulo, motivo de conversas de Lula com Meloni no encontro de junho.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
DIPLOMACIAGoverno

Análise: Lula fecha ano com grande vitória diplomática

Brasil teve vitórias importantes na política externa, como a aprovação da Aliança...

DIPLOMACIA

Visita de Xi Jinping a Brasília reforça laços entre Brasil e China

Encontro de Lula com presidente chinês representa o aprofundamento das relações dos...

DIPLOMACIA

Governo tem dúvidas sobre a Rota da Seda

Palácio do Planalto avalia a hipótese de aproveitar a visita do presidente...