O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (27/1), às 10h30, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a resposta do governo brasileiro ao tratamento degradante dispensado a 88 cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Brasil deve solicitar explicações formais ao governo norte-americano sobre o ocorrido, que incluiu o uso de algemas e condições precárias durante o voo de repatriação. O caso gerou revolta após os deportados chegarem a Manaus algemados e em uma aeronave com problemas técnicos, violando acordos bilaterais que garantem o tratamento digno e humano dos repatriados.
O incidente ocorreu na sexta-feira (24/1), quando um voo fretado pelos Estados Unidos, que deveria levar os brasileiros diretamente para Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a falhas no sistema de ar condicionado e outras questões técnicas. Além disso, os passageiros relataram indignação com o uso indiscriminado de algemas e correntes, mesmo após o desembarque em solo brasileiro. “O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos do acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”, afirmou o MRE em nota.
A Polícia Federal, por orientação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, garantiu a imediata retirada das algemas dos brasileiros ao chegarem a Manaus, reafirmando a soberania brasileira em território nacional. Além disso, as autoridades brasileiras impediram que os deportados fossem novamente detidos pelos agentes estadunidenses. O grupo pernoitou na capital amazonense e foi transportado para Belo Horizonte no sábado (25/1), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), por determinação do presidente Lula.
O governo brasileiro considera inaceitável o descumprimento das condições acordadas com os Estados Unidos para a repatriação de imigrantes. “O Brasil concordou com a realização de voos de repatriação, a partir de 2018, para abreviar o tempo de permanência desses nacionais em centros de detenção norte-americanos, por imigração irregular e já sem possibilidade de recurso. O Ministério das Relações Exteriores vai encaminhar pedido de esclarecimento ao governo norte-americano e segue atento às mudanças nas políticas migratórias naquele país, de modo a garantir a proteção, segurança e dignidade dos brasileiros ali residentes”, destacou o MRE.
A reunião entre Lula e Mauro Vieira deve definir os próximos passos do Brasil diante do caso, que já mobiliza setores do governo federal. O encontro ocorre em um momento de tensão nas relações bilaterais, com o governo brasileiro demonstrando firmeza na defesa dos direitos e da dignidade de seus cidadãos, independentemente de sua situação migratória.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário