Ir para o conteúdo
Governo

Lula comemora queda histórica do desemprego: “fruto do trabalho de todos. Que venha 2025 e mais colheita”

Compartilhar
Compartilhar

O presidente Lula (PT) celebrou nesta sexta-feira (27) os resultados históricos alcançados pelo mercado de trabalho brasileiro em 2024. Em postagem no X, antigo Twitter, Lula destacou a combinação de conquistas econômicas e sociais. “Boas notícias para fechar 2024: o Brasil bateu a menor inflação em quatro anos e o desemprego mais baixo da história. Foram 2,2 milhões de empregos formais gerados só neste ano. Fruto do trabalho de todos nós. Que venha 2025 e mais colheita”, escreveu o presidente.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no trimestre móvel encerrado em novembro caiu para 6,1%, o menor índice desde o início da série histórica em 2012. O contingente de 6,8 milhões de desempregados é o menor registrado desde dezembro de 2014.

Recordes no mercado de trabalho – O avanço do emprego formal foi um dos destaques de 2024, com a criação de 2,2 milhões de vagas com carteira assinada. A população ocupada alcançou um recorde de 103,9 milhões de trabalhadores, superando os números pré-pandemia. Entre os trabalhadores do setor privado, 39,1 milhões têm carteira assinada, enquanto o setor público emprega 12,8 milhões, outro patamar histórico.

Setores que impulsionaram o crescimento – A indústria, a construção civil e os serviços foram os principais motores do aumento da ocupação no trimestre. A indústria criou 309 mil novas vagas (+2,4%), enquanto a construção empregou 269 mil pessoas a mais (+3,6%). O setor público e os serviços domésticos também apresentaram crescimento significativo, com altas de 1,2% e 3%, respectivamente.

No comparativo anual, o comércio liderou as contratações, com 692 mil novas vagas, seguido pela administração pública (+790 mil) e pelo setor de transportes (+322 mil). 

Rendimento e poder de compra em alta – Além da expansão no número de vagas, os rendimentos dos trabalhadores também avançaram. A massa de rendimento real atingiu R$ 332,7 bilhões, um recorde histórico, enquanto o rendimento médio ficou em R$ 3.285, com crescimento anual de 3,4%. O aumento foi puxado por setores como transporte, comércio e serviços domésticos.

Com informações do portal 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Governo

Lula indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar

A indicação será agora submetida à apreciação do Senado Federal O presidente...

Governo

Lula promete “atitudes drásticas” se inflação dos alimentos não cair

Lula, porém, não detalha que medidas tomaria. Em acampamento sem-terra, presidente se...

Governo

Lula deve mexer em três ministérios para dar mais espaço ao Centrão

O carnaval trouxe novidades no cenário para a reforma ministerial — especialmente...