Ir para o conteúdo
Governo

Lula anuncia linha de crédito para repor perdas por apagão em São Paulo

Compartilhar
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (18/10) que o governo federal vai lançar uma linha de crédito para pessoas que tiveram prejuízos durante o apagão na cidade de São Paulo.

Segundo o presidente, a ação vai seguir os moldes adotados após as enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Ele não deu mais detalhes sobre o financiamento, porém. Lula disse ainda que “não quer saber de quem é a culpa” pelo apagão, mas apresentar soluções.

“Ontem eu pedi para o (Fernando) Haddad, pedi para a Casa Civil trabalharem, porque nós vamos fazer para a cidade de São Paulo o mesmo que nós fizemos para o Rio Grande do Sul”, declarou Lula ao encerrar seu discurso no lançamento do Programa Acredita, na capital paulista. Lula brincou ainda que pediu para o ministro da Fazenda, Haddad, fazer o anúncio, mas que ele “esqueceu”.

“As pessoas que tiveram prejuízos por conta do apagão, as pessoas que perderam geladeira, que perderam inclusive a sua comida que estava na geladeira, o pequeno comerciante que perdeu alguma coisa, nós vamos estabelecer uma linha de crédito para que as pessoas possam se recuperar e viver muito bem”, anunciou o chefe do Executivo.

Prejuízo bilionário

A falta de energia generalizada em São Paulo ocorreu após uma tempestade no último final de semana, que chegou a deixar mais de 1,5 milhão de pessoas sem luz. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o apagão já causou prejuízo estimado em R$ 1,65 bilhão.

Em meio às discussões sobre a responsabilidade pelo apagão, Lula também disse não ter interesse em apontar os culpados. “Eu não quero saber de quem é a culpa. Eu quero saber quem é que vai dar a solução, e nós queremos encontrar a solução”, frisou o presidente.

A responsabilidade pela falta de energia virou um jogo de empurra entre a concessionária Enel, a Prefeitura de São Paulo, o governo do Estado de São Paulo, o governo federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Governo

Lula indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar

A indicação será agora submetida à apreciação do Senado Federal O presidente...

Governo

Lula promete “atitudes drásticas” se inflação dos alimentos não cair

Lula, porém, não detalha que medidas tomaria. Em acampamento sem-terra, presidente se...

Governo

Lula deve mexer em três ministérios para dar mais espaço ao Centrão

O carnaval trouxe novidades no cenário para a reforma ministerial — especialmente...