Ir para o conteúdo
Saúde Pública

Lucilene Florêncio vai presidir Comitê de Planejamento da Saúde do DF

Compartilhar
Compartilhar

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, vai presidir o Comitê de Planejamento da Saúde do DF. A médica está na chefia da pasta desde junho de 2022 e passará, também, a ser responsável pelo grupo que orientará as ações da rede de saúde pública da capital do país.

AD

O governador Ibaneis Rocha (MDB) revogou o decreto que criou o Comitê Gestor de Saúde do DF – que era presidido pela Secretaria de Economia – e reformulou o grupo, com novo nome, presidente e atribuição.

“Ouvimos os deputados, sentamos na mesa de negociação e acatamos as sugestões, o que mais uma vez mostra que sempre estou aberto ao diálogo. Mantivemos a ideia central, que é criar uma nova forma de gerir a saúde e dar mais resultados à população”, afirmou Ibaneis.

O Comitê de Planejamento da Saúde do DF terá “função de coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, nas ações de curto, médio e longo prazo correlatas à organização e à elaboração de planos e políticas públicas voltados à promoção, prevenção e assistência à saúde”.

Trata-se de um grupo orientador e não gestor, como era o primeiro, de acordo com fontes palacianas. As mudanças foram feitas pelo Palácio do Buriti após questionamentos de deputados distritais, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e de outros órgãos.

Compõem o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal:

AD

  • três membros da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal;
  • um membro da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal;
  • um membro da Casa Civil do Distrito Federal;
  • um membro do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

Também vão integrar o grupo, como membros consultivos: dois indicados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); um do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICT); e um do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O comitê terá 13 membros executivos, que ocuparão cargos comissionados.

Compete ao Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal orientar:

  • políticas públicas de urgência em saúde, para o atendimento dos objetivos centrais da promoção, prevenção e assistência à saúde;
  • estudos que visem nortear a elaboração de políticas públicas de urgência no âmbito da saúde, com a colaboração de outros órgãos e entidades do Distrito Federal, quando necessário;
  • ações distritais que contribuam com os objetivos centrais e as atividades correlatas à organização e elaboração de planos e políticas públicas de urgência em saúde voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Saúde Pública

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo...

Saúde Pública

DF vai ganhar Centro de Referência de Doenças Raras

A construção de um Centro de Referência de Doenças Raras será iniciada...

Saúde Pública

Defesa Civil interdita parte do centro obstétrico do HMIB por conta de rachaduras no prédio;

A Defesa Civil interditou, neste domingo (23), parte do centro obstétrico do...