Ir para o conteúdo
Mundo

Líbano revida ataques de Israel pela primeira vez desde bombardeios

Compartilhar
Compartilhar

As Forças Armadas libanesas revidaram os ataques israelenses pela primeira vez desde que Israel iniciou bombardeios no Líbano como forma de combater o grupo xiita Hezbollah. Segundo as Forças Armadas do Líbano, a reação ocorreu após um grupamento de Israel atacar o posto militar do Exército libanês e matar um de seus soldados nesta quinta-feira (3/10).

“Um soldado morreu depois que o inimigo israelense atacou um posto militar na área de Bint Jbeil, no sul, e os militares responderam com disparos”, informou o Exército libanês.

Além disso, na segunda-feira (30/9), um soldado do Exército do Líbano havia sido morto por ataque de drone israelense. O militar estava em uma motocicleta quando foi atingido em um posto de controle na região de Wazzani, no sul do país.

Até o momento, Israel vinha enfrentando integrantes do grupo xiita Hezbollah e o exército iraniano, visto que o sul do Líbano é dominado pelo grupo e é o local onde está a maioria dos soldados, das armas e dos mísseis.

Hezbollah é patrocinado e financiado pelo Irã e ambas as forças armadas estão combatendo Israel; no entanto, o exército libanês deixou claro que não faz parte do conflito, e que os ataques foram feitos como autodefesa.

Analistas afirmam que o exército libanês se encontra desestruturado e enfraquecido após uma crise econômica e duas guerras, fato que o leva a sofrer com a falta de equipamentos e fundos; por isso, não conta com meios para enfrentar as forças armadas israelenses. No entanto, o Hezbollah, financiado pelo Irã, tem um arsenal bem superior ao do exército libanês.

O governo israelense vinha reforçando que os bombardeios e os ataques via terra no Líbano não têm como alvo o Estado libanês, mas, sim, estruturas específicas do Hezbollah dentro do país.

Segundo o Ministério da Saúde do Líbano, os bombardeios de Israel ao país, em menos de duas semanas, deixaram 1.974 pessoas mortas e mais de 6 mil feridas. Dos mortos, 127 eram crianças.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Mundo

Guerra comercial preocupa membros do Brics

Bloco econômico trabalha para garantir moeda única em negociações. Governo Trump ameaça...

Mundo

O que EUA, Rússia e Europa estão preparando para nova negociação sobre Ucrânia

Correspondentes da BBC comentam impacto de semana tensa para conflito, enquanto autoridades...

Mundo

Canadá e China respondem a tarifaço de Trump com taxas aos EUA

Medidas de ambos os países entraram em vigor logo após tarifa de...