Ir para o conteúdo
Utilidade pública

Inscrições abertas para crianças que desejam fazer curso gratuito de ballet clássico

Compartilhar
Compartilhar

Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a Cia Bailarinos de Brasília (CBB) abriu inscrições para a Escola de Formação em Ballet Clássico, voltada a crianças e jovens de 8 a 12 anos. O grupo também formará o corpo de baile profissional do DF – este, aberto a bailarinos profissionais.

“Abrir as inscrições para a Escola de Ballet Clássico é mais uma vitória deste Governo do Distrito Federal, que tanto apoia a cultura. Queremos ter novamente um corpo de baile profissional, algo que sempre foi referência para os bailarinos do DF e acabou. No ano passado, nós começamos um processo seletivo para fazermos as reformas necessárias no Centro de Dança e voltaremos a ter um espaço adequado para os nossos bailarinos dançarem. Ter a escola é um passo muito importante”, destaca a vice-governadora Celina Leão.

Os interessados em conseguir uma vaga na Escola de Formação devem preencher um formulário on-line e comparecer à seletiva presencial no próximo dia 8, no Centro de Dança do Distrito Federal (ao lado do Teatro Nacional), das 16h às 19h. Serão selecionadas 90 crianças.

No curso, elas terão formação gratuita em técnicas de ballet clássico, preparação física para dança, dança contemporânea, danças folclóricas, ritmo, musicalidade, história da dança, expressão, performance artística e francês aplicado à dança. A duração do projeto é de 5 meses, com início em 10 de fevereiro, e aulas cinco vezes por semana, no período matutino –  das 8h30 às 12h – ou vespertino – das 15h30 às 19h.

“A nossa ideia com esse projeto de formação é atender crianças entre 8 e 12 anos, que é uma idade que a gente entende que consegue implementar de fato o ensino do ballet clássico”, explica a diretora-geral da Cia Bailarinos de Brasília, Paula Nóbrega, que ainda ressalta a importância de oferecer o curso gratuitamente: “Historicamente, a maioria dos grandes bailarinos vem de uma população de baixa renda. A gente precisa tornar isso acessível, temos grandes talentos nas periferias do Brasil.”

Corpo de Baile

Já os bailarinos profissionais que desejam compor o corpo de baile do DF participaram das audições no sábado (1º) e no domingo (2), das 10h às 13h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). No primeiro dia, eles mostraram técnicas de ballet clássico e variação de repertório. No segundo, foi a vez do contemporâneo e pas de deux.

Foram 11 vagas para mulheres e cinco para homens. Os aprovados terão aulas com Luis Ruben Gonzalez e precisarão se reunir de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 20h30, e aos sábados em horário a definir. Inicialmente, o contrato é de seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis.

O grupo se dedicará à montagem de espetáculos de alto nível, como O Quebra-NozesO Lago dos Cisnes e Dom Quixote, além da criação de novas produções artísticas. “O corpo de baile é o sonho de qualquer bailarino, estar em uma companhia profissional. Nós tivemos grandes nomes [em Brasília], mas, efetivamente, nunca tivemos um corpo de baile profissional na cidade, e estamos falando da capital do Brasil”, arremata Paula Nóbrega.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Utilidade pública

Mais de 42 mil títulos de eleitor podem ser cancelados no DF; veja como regularizar situação

O Distrito Federal tem 42.042 eleitores que deixaram de votar e também não justificaram...

Utilidade pública

Achados e perdidos no Carnaval: saiba como recuperar documentos e objetos depois da folia

Entre os confetes e serpentinas, algo pode se perder no Carnaval, seja...

Utilidade pública

Saiba o que fazer se for picado por escorpião ou abelhas

A Secretaria de Saúde (SES-DF) reforça as orientações sobre incidentes com insetos...