Ir para o conteúdo
GDF

Ibaneis visita obra da nova sede do TRF1, retomada no ano passado

Compartilhar
Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (5/6), o governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou a obra da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acompanhado de magistrados e autoridades. O encontro foi realizado para discutir o andamento dos trabalhos no prédio, após a Novacap ter assumido o projeto, em novembro de 2023, a partir de tratativas feitas pela Presidência do TRF1 e do Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O novo prazo para entrega do empreendimento, cuja construção começou em 2008, está previsto para novembro de 2028.

Segundo Ibaneis, a obra do conjunto urbanístico projetado por Oscar Niemeyer estava parada há mais de dez anos e foi retomada no ano passado, com a atuação da Novacap. 

“Quando surgiu a oportunidade da parceria com a Novacap, não medimos esforços. A ministra e presidente do CNJ Maria Thereza Rocha esteve conosco, assinando o termo de compromisso. Já retomamos as obras, mas temos a segunda fase, que é a licitação que deve ocorrer até setembro. Esperamos que num prazo de quatro anos possamos entregar esse prédio completo para o Distrito Federal”, declarou o chefe do Executivo. 

De acordo com informações do TRF1, o empreendimento de 168.886,71 m² é considerado uma das prioridades da nova gestão do Tribunal. Localizada na Quadra 5 do Setor de Administração Federal Sul, a futura sede do TRF-1 tem um custo estimado em R$ 850 milhões, valor a cargo da Justiça Federal. O complexo composto por dois edifícios é dividido em quatro blocos (A, B, C e D) e alcançou cerca de 39% de conclusão. O Presidente da Novacap, Fernando Leite, afirmou que a Novacap vai participar da licitação, programadas para serem iniciadas em setembro, de uma nova etapa de construção do prédio. 

“Uma obra paralisada há tanto tempo, é claro que tem problemas. Estamos revisando todos os projetos e retomamos aquilo que era possível, como o bloco C, que está em andamento. Atualmente, estamos com 42% da concretagem pronta e pretendemos concluir essa etapa ainda neste próximo semestre, entre setembro e outubro”, explicou Fernando. 

Além da licitação, a Novacap tem atuado na consultoria, atualização de projetos, gerenciamento e execução da obra da nova sede do TRF1. O Presidente da Novacap também esclareceu que a concretagem está sendo realizada pela Novacap e que após essa etapa, haverá uma licitação para a conclusão com uma empresa de Brasília já contratada anteriormente, a LDN. “(A licitação) estava paralisada, nós retomamos junto com o TRF-1, equipe técnica deles, e estamos trabalhando em conjunto”, concluiu.

De acordo com a Novacap, as estruturas dos blocos A e D estão finalizadas. Já as obras do Bloco B vão começar em breve.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...