Ir para o conteúdo
Projeto de Lei

Ibaneis confirma que vai enviar atualização de PPCUB à CLDF na segunda

Compartilhar
Compartilhar

Projeto será enviado para apreciação dos distritais na segunda-feira (4/3), conforme antecipou Ibaneis ao Correio. O projeto trata de toda a legislação urbanística da área tombada de Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou à reportagem que vai enviar o projeto de lei complementar de atualização do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) à Câmara Legislativa (CLDF) na segunda-feira (26/2).

O projeto, que contém 68 páginas e foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), está em discussão há bastante tempo dentro do governo. No início do mês, o governador prestigiou a reabertura dos trabalhos dos distritais e chegou a revelar, ao Correio, que o projeto estava nos últimos detalhes antes do envio à CLDF.

Conforme a coluna Capital S/A, da jornalista Samanta Sallum, mostrou no fim do ano passado, o Conselho de Planejamento do Distrito Federal (Conplan) aprovou por unanimidade o projeto. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior, irá ao Palácio do Buriti para que seja entregue a minuta do projeto ao presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB).

O PPCUB é uma das prioridades da base governista neste primeiro semestre do ano. Antes de ir ao plenário para uma possível votação, ele deverá ser analisado pela Comissão de Assuntos Fundiários (CAF); a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT); e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

PPCUB

O PPCUB reúne toda a legislação urbanística da área do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), tombado nas instâncias distrital e federal e inscrito como Patrimônio da Humanidade, e foi concluído após 11 anos de trabalho e discussões. O CUB abrange as regiões administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal/Setor de Indústrias Gráficas (SIG), incluindo o Parque Nacional de Brasília e o espelho d’água do Lago Paranoá.

A atual proposta divide o conjunto urbanístico em 12 Territórios de Preservação (TPs), cada um com regras próprias e subdivididos em Unidades de Preservação (UPs), onde são definidos os parâmetros de uso e ocupação, os instrumentos de controle urbanístico e de preservação.

O plano passou pelo crivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que participou de reuniões e debates acerca da proposta. Em dezembro do ano passado, foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Em tese, é o último passo antes de ser enviado à CLDF.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Projeto de Lei

Projeto prevê “folga” para servidores do GDF no dia do aniversário

Texto, que prevê abono de ponto no dia do aniversário do servidor,...

CLDFProjeto de Lei

Projeto de lei amplia direitos para mães com perda gestacional

Proposta prevê espaço reservado em unidades de saúde, apoio psicológico e novas...

CLDFProjeto de Lei

Distrital apresenta projeto para barrar apologia ao crime

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) protocolou um projeto de lei...