Ir para o conteúdo
GDF

Ibaneis anuncia a ministros do STF construção do Batalhão dos Poderes

Compartilhar
Compartilhar

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a construção da nova sede do 6º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (BPM), o Batalhão dos Poderes, nesta quarta-feira (21/8).

O novo espaço abrigará a sede da força policial responsável pela segurança de toda a região central de Brasília, inclusive as sedes dos Três Poderes, que foram alvo dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A obra deve custar R$ 69,1 milhões. Segundo Ibaneis, o antigo batalhão era um “grupamento improvisado, que não atendia às necessidades da região central de Brasília”.

“Esse é um compromisso assumido pelo nosso governo com a segurança pública da capital. O que havia antes ali era um grupamento improvisado, que não atendia às necessidades da região central de Brasília. Agora, faremos um quartel definitivo, robusto, com a garantia da segurança para toda aquela região”, declarou o governador do Distrito Federal.

O Batalhão dos Poderes ficará em um complexo de 13.671,80 metros quadrados, com quatro edifícios. A estrutura, que será construída na Quadra 4 do Setor de Administração Federal Norte (SAFN), terá capacidade para acomodar até mil policiais, dos quais 600 ficarão a pronto-emprego.

O principal prédio vai abrigar as futuras instalações do Comando de Policiamento da Esplanada e as estruturas do Departamento Operacional da PMDF, voltadas ao gerenciamento de crises. O complexo terá salas de reuniões, de videomonitoramento, de imprensa e de situação, além de contar com um segundo gabinete para o Comando-Geral e outro para o Subcomando-Geral da corporação.

O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, salientou que o batalhão “vai atender a Esplanada dos Ministérios, cuidar dos palácios e das sedes dali, com a mesma abrangência de atendimento do batalhão antigo, mas com uma estrutura moderna, com heliponto, drones, auditório e outras estruturas”. “Vai ser um batalhão com tecnologia. Certamente, um dos mais modernos do Brasil”, completou.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, acrescentou que a nova sede do Batalhão dos Poderes também foi projetada para servir como base de atendimento a policiais de outras unidades da Federação durante eventos e manifestações na área central da capital do país.

O Batalhão dos Poderes foi ampliado em março de 2023, após as invasões ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. A reforma urgente incluiu a instalação de um refeitório para 80 pessoas, dois dormitórios, vestiários, área administrativa e estacionamento.

A licitação para construção da nova sede do Batalhão dos Poderes ocorrerá em 30 de outubro, às 9h. O edital e os anexos do documento estão disponíveis no site da Novacap.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...