O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Banco Central é formado por pessoas de “alta competência”, o que não os impede de cometer erros. “Não existe essa fantasia de imaginar de porque o BC é autônomo ele não erra O Banco Central pode errar, a Fazenda pode errar, o mercado pode errar. Isso a história demonstra”, afirmou Haddad, em entrevista concedida à RedeTV! na quinta-feira, 30.
O ministro disse ainda que é preciso “humildade” e “honestidade” para evitar erros e para que a discussão sobre a economia tenha menos influência das ideologias e seja mais aderente aos fatos.
Dívidas
Haddad também afirmou que para combater o alto nível de endividamento das famílias é preciso resolver a questão das taxas de juros praticadas pelos bancos. Com uma inflação anual de 5%, as instituições chegam a cobrar 5% ao mês de juros. “Ninguém consegue [pagar as dívidas]”, afirmou Haddad.
Programas criados pelo governo, como o Desenrola, ajudam a equacionar o problema, mas a subida da taxa básica de juros gera preocupação, segundo Haddad. “O aumento da taxa Selic não precisa chegar ao consumidor. Se nós tivermos dispositivos de fazer o juro final cair, a Selic pode subir e o spread pode cair, compensando o aumento da Selic”, disse o ministro. “Como as famílias já têm uma dívida, nós queremos fazê-las migrar de uma dívida com juros altos para uma dívida com juros baixos.”
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário