A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, passará a ter sua agenda de compromissos oficiais divulgadas, após cobranças por maior transparência acerca dos eventos com sua participação.
Nesta terça-feira (4) foi feita em sua conta de Instagram a primeira divulgação da agenda de Janja, com o anúncio de sua participação no Encontro Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) marcado para as 18h.
Ela não tem a obrigação legal de divulgar diariamente uma agenda pública, como autoridades com cargo.
Mas essa é a primeira vez que uma primeira-dama despacha diariamente no Palácio do Planalto e participa de reuniões políticas de trabalho do Executivo.
Desde 2023 já existia a cobrança por uma maior transparência em torno de compromissos, participações e declarações de gastos da primeira-dama, cuja presença na agenda oficial do presidente Lula (PT) passou a se intensificar.
Naquele ano, a reportagem levantou via LAI (Lei de Acesso à Informação) que, no período de 1º de janeiro a 28 de junho, a primeira-dama teve 86 compromissos registrados, incluindo reuniões com ministros até encontro com parlamentares e influenciadores.
As omissões e sigilos acerca dos gastos do governo federal com viagens e demais gastos da primeira-dama também são alvo de críticas à gestão e criaram a demanda por uma declaração mais clara das despesas e compromissos.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário