Ir para o conteúdo
Política

Genial/Quaest: Lula lidera em todos os cenários para eleições de 2026

Compartilhar
Compartilhar

Apesar da recente queda na popularidade devido à confusão sobre a taxação do Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda mantém vantagem na corrida eleitoral de 2026, pois, se a eleição fosse hoje, o petista venceria todos os candidatos da oposição em todos os cenários, no primeiro e no segundo turnos, conforme dados da Pesquisa Genial Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2).

A enquete faz parte do levantamento da Quaest divulgado, na semana passada, mostrando, pela primeira vez desde janeiro de 2023, que a reprovação do governo Lula ficou maior do que a aprovação. A nova pesquisa inclui nomes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) como possíveis candidatos na próxima corrida ao Palácio do Planalto.  

Para o primeiro turno, foram traçados quatro cenários e, para o segundo turno, seis. Foram listados oito candidatos na corrida presidencial no primeiro turno: Lula, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos); Gusttavo Lima; o influenciador Pablo Marçal (PRTB);  Eduardo Bolsonaro; o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT);  o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). 

Em todos os quatro cenários, o atual chefe do Executivo tem de 28% a 33% das intenções de voto. O governador paulista recebeu apenas 13% dos votos e o cantor sertanejo, de 12% a 18%, dependendo do cenário. Pablo Marçal foi citado por 11% a 13% dos entrevistados – menos do que brancos e nulos, que variou de 14% a 19%. O deputado Eduardo Bolsonaro, filho número 3 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível, recebeu 11% das intenções de voto. Já a preferência por Ciro Gomes, variou entre 9% e 13%, dependendo do cenário. 

No segundo turno, a lista de candidatos exclui Ciro Gomes e Lula tem mais de 40% das intenções de voto em todos os seis cenários. Contra Gusttavo Lima, o placar para Lula ficou em 41% contra 35% – o melhor resultado entre os candidatos da oposição. Contra Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, Lula abriria 10 pontos de vantagem: 44% contra 34% em ambos os casos. 

Num embate contra Tarcísio, Lula venceria pelo placar de 43% a 34%. O índice de indecisos oscilou entre 19% a 25%. Na pesquisa espontânea, 78% dos entrevistados afirmaram que ainda estão indecisos e apenas três nomes foram citados: Lula, que aparece com 9% das intenções de voto, empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Gusttavo Lima tem 1%, mesmo percentual de “outros”.   

Rejeição 

A pesquisa submeteu 12 nomes de candidatos aos entrevistados para avaliar o grau de conhecimento, o potencial de voto e a rejeição de cada um deles. Além dos que compuseram a lista de candidatos, aparecem ali o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).  

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem rejeição maior do que a de Lula entre os eleitores, de 53% contra 49%. Lula ainda tem a maior intenção de votos, de 47% , e Bolsonaro, em segundo lugar, com 41% da preferência. O petista ainda tem a maior intenção de votos entre os que o conhecem, de 47% , e Bolsonaro, em segundo lugar, com 41%.

Haddad, por sua vez, apresentou a maior rejeição dos entrevistados: 56% o conhecem e não votariam nele. E Eduardo Bolsonaro registrou a segunda maior taxa de rejeição, de 55%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (49%) apresentou menos rejeição do que Gusttavo Lima (50%). 

A menor taxa de rejeição foi do governador Ronaldo Caiado, de 21%. Ele também teve a menor taxa de intenção de voto entre os que o conhecem, de 11%. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, e ouviu presencialmente 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de um ponto percentual.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Política

Gleisi diz a petistas que cuidará do partido de dentro do governo

Futura ministra da articulação política e agora ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann...

Política

Caiado diz que formará chapa com Gusttavo Lima para a Presidência em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (5)...

Política

PT se reúne na sexta para definir presidente interino com saída de Gleisi

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) vai definir na próxima...