Ir para o conteúdo
GDF

GDF mobiliza equipes durante alertas de chuvas intensas

Compartilhar
Compartilhar

A governadora em exercício Celina Leão decretou estado de alerta no Distrito Federal nesta quarta-feira (3), em resposta às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. A medida, que deve durar até o mês de março, mobiliza todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para atendimento à população em situação de risco.

As intensas chuvas registradas entre terça-feira (2) e quarta-feira (3) levaram Celina Leão a tomar a decisão, colocando em prontidão todos os órgãos do governo voltados para a prevenção e assistência à população. O objetivo é agir 24 horas por dia para minimizar os transtornos decorrentes das tempestades.

Em uma reunião com órgãos e administrações regionais, a governadora em exercício anunciou medidas preventivas e estratégias de enfrentamento nas áreas mais afetadas pelos temporais. “Estamos mobilizados desde o início das chuvas. Hoje criamos um grupo de trabalho e decretamos um alerta para que as secretarias e os órgãos de prevenção fiquem atentos, e estamos mapeando as regiões que tiveram mais danos, como na Vila Cauhy, Candangolândia, Arniqueira e Sol Nascente, e também fazemos alerta à população da continuidade das chuvas e do trabalho preventivo”, afirma Celina Leão.

O Decreto nº 45.382 tem como objetivo dar celeridade nas respostas do governo em caso de fortes chuvas e outras ocorrências. Para isso, o DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares e foram designados responsáveis pela organização e envio de equipes para os locais afetados. O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

O grupo, liderado pela Secretaria de Governo, será responsável por mapear os pontos mais impactados pelas chuvas, emitir alertas diários e realizar reparos permanentes, especialmente nas áreas em obras, como o Sol Nascente. “A ideia é fazermos reparos permanentes, principalmente nas regiões em obras como o Sol Nascente. Nos últimos dois dias já choveu 80% de quase todo o mês de janeiro, vamos trabalhar na prevenção para preservar as vidas das famílias”, diz a governadora em exercício.

Segundo a Secretaria de Governo do DF, até o momento, 15 regiões administrativas foram afetadas pelas chuvas, com destaque para Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, e áreas da Candangolândia. Nessas localidades, 60 famílias foram desalojadas devido ao transbordamento do Córrego Riacho Fundo.

Acolhimento na Vila Cauhy

No início da tarde desta quarta-feira (3), Celina Leão, visitou a Vila Cauhy, para vistoriar as áreas mais atingidas e conversou com os moradores e líderes comunitários. Na região, a governadora em exercício determinou ações para segurança e acolhimento das famílias, incluindo a criação de um abrigo e a integração delas aos programas sociais do GDF.

“Estamos desde ontem monitorando a situação e estamos preocupados com a segurança das pessoas. O governo está aqui para apoiar as famílias e tomar todas as providências necessárias. Nossa preocupação inicial é levá-las para um local seguro, e a inclusão nos programas sociais, como o Prato Cheio”, disse a governadora em exercício.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está organizando um espaço de acolhimento no Ginásio do Núcleo Bandeirante, próximo à Administração Regional, com capacidade para aproximadamente 200 famílias. O local oferecerá todos os equipamentos necessários para conforto e segurança dos moradores, entre eles, colchões, lençóis, instalações sanitárias e alimentação.

Uma base para atendimento imediato com os órgãos de assistência e de segurança também foi montada na entrada da Vila Cauhy. “Desde a madrugada os grupos de trabalho do GDF estão atuando para auxiliar os moradores. Montamos um ponto de apoio com as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Administração Regional e outras pastas do governo para dar suporte e amparar os moradores nas principais necessidades”, diz o secretário de Governo em exercício do DF, Valmir Lemos.

Alerta de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, um alerta laranja, que sinaliza risco de chuvas intensas em todo o DF. O volume de chuvas pode chegar a 60 mm/h ou até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...