Ir para o conteúdo
GDFObra e Infraestrutura

GDF libera construção de centro comercial próximo ao Mané Garrincha

Compartilhar
Compartilhar

O Executivo local restabeleceu a validade das licenças para a construção de um atacadista na área próxima ao estádio Mané Garrincha. Especialista alertam para graves riscos urbanísticos. Iphan diz não ter sido notificado e por isso, não se manifestaria

O Governo do Distrito Federal (GDF) revogou o decreto que suspendia os alvarás de construção de um atacadista nas proximidades do Estádio Mané Garrincha. A medida, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) da última terça-feira (04), restabelece a validade das licenças emitidas em 2021 e 2022 e cria um grupo de trabalho para acompanhar a execução do contrato de concessão da área.

A área onde o atacadista será construído pertence à Terracap e foi concedida à Arena BSB, responsável pela gestão do complexo esportivo. Embora a legislação permita edificações voltadas a esporte, lazer e comércio associado, a construção do atacado gerou resistência dentro do próprio Executivo e levou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a instaurar um inquérito para investigar o caso.

Com a nova decisão, as obras poderão ser retomadas, desde que o projeto arquitetônico final seja apresentado ao Grupo de Trabalho instituído pelo decreto. O grupo será composto por representantes da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e da Terracap. A revogação também anula a ordem de serviço que determinava a paralisação da obra, garantindo a validade dos alvarás de 2021 e 2022.

A mudança de postura do GDF ocorre após meses de impasse. No ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a vetar o empreendimento, levando a Arena BSB a suspender as obras até haver um “alinhamento do projeto com os interesses dos cidadãos de Brasília”.

Repercussões

A medida reacendeu debates sobre planejamento urbano e preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. Para o urbanista Frederico Flósculo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (FAU-UnB), a decisão reflete um problema estrutural de gestão do território na capital brasiliense, causado pelos dispositivos presentes na Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). “Nenhuma cidade do Brasil tem regras tão permissivas. Se um empresário quiser modificar o Mané Garrincha, pode mudar o que quiser, sem precisar passar pela Câmara Legislativa”, critica.

Flósculo alerta aos impactos urbanos, especialmente na mobilidade e infraestrutura da região central de Brasília. “O acréscimo de um projeto desse porte pode gerar um impacto significativo no trânsito, no consumo de energia e água. E esses impactos não são mais calculados de maneira rigorosa. O exame de impacto ambiental deveria ter um critério técnico, porém se tornou uma formalidade controlada pelos interessados na obra”, afirma.

Segundo o urbanista, a proposta não está alinhada com a vocação original do Setor de Esportes e deve comprometer o uso do espaço público. “Essa área deveria ser destinada à prática esportiva, abarcando quadras, percursos e espaços abertos à população. Em vez disso, estão transformando o setor em um super shopping, o qual não atende às necessidades da cidade”, critica.

Questionada sobre a decisão, a Arena BSB disse, em nota, que “mantém estreita colaboração com o GDF e a Terracap na manutenção e requalificação da área sob sua concessão”. A empresa ressaltou que segue promovendo atividades de diversas naturezas, incluindo esportivas, sociais, culturais, religiosas, artísticas e comerciais.

O  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por sua vez, afirmou em nota que “não foi oficialmente notificado e, portanto, ainda não pode se manifestar sobre o assunto”. O Correio também entrou em contato com o governo local, mas até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...